Sobre o formato Dicom (que existem há mais de 10 anos):

1 - É um formato que permite armazenar tanto imagens quanto videos
2 - além desses dados, permite ainda armazenamento de dados sobre o
paciente, tornando o arquivo praticamente um prontuário ambulante.

Já existem muuuuitos visualizadores para ele, acho apenas que seu amigo
deveria pesquisar do google por Dicom Viewer. Se ele clicar no "Estou com
sorte", já cai direto aqui:

http://www.sph.sc.edu/comd/rorden/dicom.html

Se ele ver o primeiro programa listado (ezDICOM) já vai dar de cara com um
opensource e free. Enfim... era só usar o Google:

http://www.sph.sc.edu/comd/rorden/ezdicom.html

Diversos equipamentos médicos de ultrasom já salvam direto neste formato,
gravando em CD-ROM. Basta, em tese, o paciente pedir. Se a clínica provê
isso ou não, são outros 500... ;-)