Ricardo L. A. Banffy escreveu:
Apesar disso, eu mantenho minha opinião de que o elo mais fraco do processo eleitoral continua sendo o processo muito mais do que o equipamento. Embora as UEs possam ser mal-usadas (ou usadas para o mal), elas não são o único jeito, nem o jeito mais fácil de se fraudar uma eleição.


Isso é o que desde sempre tem dito o Fórum do Voto Eletrônico Seguro: as urnas eletrônicas que não permitem fiscalização e conferência dos resultados são apenas UM dos problemas do sistema informatizado de eleições (SIE), e aquele mais ligado à experiência direta do eleitor. As urnas são conseqüência de um problema muito maior, que não está no equipamento mas em quem o controla, e a compreensão do problema começa no conteúdo sua frase abaixo:

E, claro, o TSE sendo executor e fiscal ao mesmo tempo não ajuda em nada.

O pior é que o TSE é Executor, Fiscal e ainda JUIZ!

Bánffy, digo com todas as letras o que é, na minha opinião, a causa da irritação com que alguns reagem a suas reflexões sobre voto eletrônico:

Você tende a colocar (igualzinho ao TSE) o ÔNUS DA PROVA das denúncias de problemas no SIE *na conta dos críticos* -- quando o X da questão é que o TSE *impede* , tecnica, politica, juridica e judicialmente, a PRODUÇÀO/OBTENÇÃO das provas.

Desse modo, você faz o jogo dos controladores das eleições, que para se esquivarem de denúncias, inviabilizam sua investigação e comprovação.

O foco do Fórum do Voto Seguro é outro: coletar tantos indícios e provas de irregularidades/erros/fraudes forem possíveis, sempre denunciando as dificuldades impostas a essa tarefa, por exemplo, divulgando porque é impossível conferir os resultados das eleições no sistema atual.

Qualquer tentativa de demonstrar os problemas eleitorais pela busca de PROVAS CABAIS COMPLETAS está com certeza quase absoluta condenada ao fracasso. É por isso que o TSE insiste na tecla de que "não há nenhuma fraude eleitoral comprovada nesses dez anos de urna eletrônica".

O foco deve ser: o TSE impede a produção de provas de irregularidades/erros/fraudes.

Mesmo assim, investigações, laudos e auditorias diversos têm encontrado problemas graves no SIE, como esse de Alagoas, a comprovada violação de urnas eletrônicas em Santo Estêvão, as denúncias de Guarulhos, as numerosas violações da legislação pela Justiça Eleitoral, a imposição de riscos aos fiscais de partido, o uso de software autenticador com bugs graves previamente detectados no RJ, a ausência de auditoria/fiscalização do SO das urnas (como esclarecido pela própria Microbase, produtora do sistema), o descaso do TSE quanto aos riscos constatados por diversos relatórios técnicos nacionais e estrangeiros sobre eleições eletrônicas...

Lista de casos:
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/index.htm#portugues2

Alguns casos de destaque:
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/catsumi.html
http://www.votoseguro.org/textos/guarulhos04.pdf
http://www.votoseguro.org/textos/alagoas1.htm

Ver também:
http://br.geocities.com/hfmlacerda/softwarelivre/ue.html
http://br.geocities.com/hfmlacerda/softwarelivre/voto-e.html
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/entrevistaDM.html

Espero ter expressado com clareza minha visão das coisas, e que o que escrevi acima o ajude a entender em que sentido sua lista de questões podem ser consideradas ``irrelevantes'': denunciar as barreiras à produção de provas é mais importante, estrategicamente, do que conseguir todas as respostas àquelas questões.

As duas coisas estão sendo feitas, mas *não* se pode considerar a obtenção de todas as provas um *pré-requisito* para denunciar os abusos do TSE -- essa é a armadilha em que ``eles'' querem que caiamos.

--
  '-------------------------------------------------------------------.
Hudson Lacerda

*THE WAR IN IRAQ COSTS: http://costofwar.com/

*NÃO DEIXE SEU VOTO SUMIR! http://www.votoseguro.org/
*Apóie o Manifesto:        http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
  .-------------------------------------------------------------------'
--

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a