On Jan 26, 2007, "Bruno Gola" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Concordo com tudo que foi dito. Especialmente quando você diz que eles
> poderiam liberar o código dos software desenvolvidos por eles mesmo,
> mesmo que fosse no final da produção. Mas qual o interesse deles nisso
> ? O negócio é usar o que existe por ai, compartilhar pra que?

Correndo o risco de parecer um defensor do Open Source, vou morder a
isca :-)

Porque é economicamente melhor para eles.

Suponha que 3 grandes empresas de filmes animação, mas ou menos do
mesmo tamanho, competem nesse mercado.

Cenário 1: cada uma desenvolve o seu e não compartilha nada.  As
inovações introduzidas por uma acabam chegando às outras por esforço
das outras em reproduzir o que as outras fazem.

Cenário 2: cada uma compartilha, no final do ciclo de um filme, o que
desenvolveu para ele.  Para cada vantagem competitiva cedida,
ganham-se duas em troca.

Qual desses cenários parece mais economicamente eficiente e vantajoso
para os participantes individuais do mercado?

Note que nem estou falando de eles compartilharem com todo o resto do
mundo.  Se fizerem o compartilhamento entre eles, com todas as
liberdades respeitadas, já é Software Livre para eles, mesmo que eles
mantenham o resto do mundo de fora.

Então, se as empresas mantiverem um acordo entre si de compartilhar
suas melhoras, todas ganham; se não mantiverem o acordo, todas
desperdiçam esforços.  Típico cenário do dilema do prisioneiro, da
teoria de jogos.