On Jan 26, 2007, "Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Cuidado: O custo do suporte ao usuário do notebook sai do bolso do
> fabricante. Precisa ver se o custo de suportar um usuário leigo com
> Linux não é maior do que suportar um usuário leigo com Windows.

Perfeito.  Mas eu não estava falando de usuários leigos.  Estava
falando de nós, assinantes da PSL Brasil.  Desculpe por não ter sido
claro nesse sentido.

Tem ainda a diferença da economia de escala, que hoje privilegia a
máquina pré-instalada com MS-Windows e leva a absurdos como a máquina
sem sistema operacional custar a mesma coisa que a com.

> Precisa de números para mostrar que o usuário Linux fica mais
> satisfeito a um custo menor pro fabricante ou ele não vai pensar duas
> vezes.

Nós podemos ser esses números.  Não precisamos sair coletando
informação pro fabricante, podemos deixá-los medir diretamente.

> Ou você gera um custo desproporcional pro fabricante que decide que
> pagar o "imposto Microsoft" é mais barato e conveniente.

Pois é, mas aí é o ponto.  Favorecer o fabricante que está oferecendo
uma opção funcional, não aquele que está apenas pegando carona no
GNU/Linux por causa da conveniência.  Ou seja, valorizar quem faz um
bom trabalho, e dar trabalho pra quem não faz.