On Jan 26, 2007, Julian Carlo Fagotti <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> E aqueles milhões de dólares da FSF para proteger usuários Linux nos
> Estados Unidos?

Acho que você está falando do SFLC, não da FSF.  Software Freedom Law
Center é a organização que presta consultoria jurídica à Free Software
Foundation, e recebe um monte de doações de empresas que querem de
alguma forma contribuir para a causa sem exatamente colocar os fundos
na mão do Stallman porque o Stallman é "radical demais" :-/

BTW, seria GNU/Linux, se fosse o caso (não faria nem sentido ter
milhões de dólares pra proteger só os usuários do núcleo, né?), mas é
para usuários de Software Livre, algo ainda mais geral.  FSF nada tem
a ver com a recém-criada Linux Foundation.

> Parte disto poderia estar no Brasil para a comunidade brasileira
> criar e melhorar as jurisprudência a respeito não só sobre software
> livre, mas sobre software, propriedade intelectual e etc..

Tipo assim, os caras lá tão trabalhando faz 20 anos pra conseguir
recursos do lado de lá.  Agora chega um bando de chupim do Bra[sz]il e
quer mamar do esforço deles?

Acho que não é bem assim.  Temos que trabalhar aqui para conseguir os
fundos aqui.  É claro que há interesse da FSF em apoiar esse tipo de
projeto, mas o foco dela é em outra área geográfica.  Do Brasil, quem
está a cargo é a FSFLA.  A FSF e a FSFE já nos ajudam barbaridade, mas
não é justo nem razoável a gente choramingar por parte dos recursos
que eles cavaram com muito esforço.

Dinheiro que vem fácil, vai fácil, diz o ditado.  Quem não sua pra
ganhar gasta com muito menos parcimônia.  Desperdiça, até sem maldade,
porque não consegue avaliar o quanto custou.  Então não vamos pedir
dinheiro pra FSF ou pro SFLC, vamos trilhar o mesmo longo e árduo
caminho, ainda que com a vantagem da experiência compartilhada pelos
que já fizeram isso, pra não corrermos o risco de jogar esforço deles
pelo ralo.

Em caso de urgência urgentíssima, podemos até tentar vender a idéia de
uma ação conjunta, em que eles possam ter algum controle sobre pra
onde vai o fruto do trabalho deles e possam defender os resultados que
já alcançaram aqui, mas acho que essas situações sejam raras.