Falando sério, você tocou em um ponto muito importante. Mesmo que eu
acredite que o apoio dado pela MS ao integrador poderia ser reproduzido por
uma empresa que forneça uma distribuição Linux o principal problema continua
sendo a sustentabilidade financeira desse modelo, principalmente sem a
receita proveniente da venda de licenças em escala.

Outros fatores importantes a serem analisados também referem-se ao pós-venda
e os canais de suporte técnico (custos).

Recentemente a Dell voltou a comercializar no EU máquinas com o Freedos e
RHEL (inclusive estações de trabalho) para atender a demanda de clientes que
não desejam migrar para o Vista.

No passado houve desistência desse modelo por causa de problemas enfrentados
pelos motivos que expus aqui. Isso nas palavras do próprio Michael Dell.

Abraço,

On 1/26/07, Ricardo L. A. Banffy <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Alexandre Oliva wrote:
> - a margem de lucro do fornecedor é maior quando ele não precisa pagar
> o imposto da Microsoft, e isso dá reforço positivo para o bom
> comportamento dele

Cuidado: O custo do suporte ao usuário do notebook sai do bolso do
fabricante. Precisa ver se o custo de suportar um usuário leigo com
Linux não é maior do que suportar um usuário leigo com Windows. A MS dá
um monte de documentação e facilidades pros licenciados OEM e no caso do
Windows, ele sempre pode recorrer ao vizinho, ao primo, ao cunhado ou ao
camelô.

Precisa de números para mostrar que o usuário Linux fica mais satisfeito
a um custo menor pro fabricante ou ele não vai pensar duas vezes.

> - se o sistema que vem instalado não funcionar direito, você pode
> acionar a garantia e exigir que o fabricante faça funcionar (ganha a
> comunidade toda), devolva seu dinheiro em troca do produto usado (você
> ficou com notebook emprestado por um tempo, na faixa) ou lhe indenize
> pela falta da funcionalidade (ou seja, você acaba pagando mais
> barato)

Ou você gera um custo desproporcional pro fabricante que decide que
pagar o "imposto Microsoft" é mais barato e conveniente. Quanto custa um
funcionário de help-desk debaixo de CLT? Quanto custa um indiano que
fala português?

ANTONIO FONSECA
http://antoniofonseca.wordpress.com/

"Você vê coisas que existem e se pergunta: por quê? Eu imagino coisas que
não existem e me pergunto: por que não?" (George Bernard Shaw)

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui