Software livre é preferível para (...) web 2.0.

Software de uso nao-pago, opensource o SL?

Pra mim quase tudo na web e de graca para se usar, mas nao SL.
Ja tem muitos software para se baixar que sao SL, como mediaWiki,
wordpress, etc.
Mas, servicos como Gmail, YouTube, sao apenas de graca, nao sao
de codigo aberto, e portanto nao sao livres.

Portanto, temos que ter muito cuidado em falar que a web e livre
(no sentido de SL), a web e "de graca".

quem está preocupada em manter (com) o foco no desktop é a Microsoft

Nao sei nao, ela ja esta comecando a migrar tudo para o portal Live. Ja
tem busca, email, ofice online, praticamente um SO na web. Futuramente
a MS tende a cobrar pelos servicos e pela logica nao ira cobrar pelo SO
em si, que funcionara quase todo pela web.

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com