Olá Lucas,

Aqui: "Software livre é preferível para SOA e web 2.0", SL significa SL
mesmo, não grátis.

Uma dica para entender meu raciocínio está no parágrafo anterior: "Linux já
é o sistema dominante, principalmente para o Google e para a esmagadora
maioria dos prestadores de serviços que dependem de infra-estrura de rede."

Custo reduzido de aquisição, TCO, liberdade para customização, etc e tal,
são características essenciais para quem deseja um modelo de negócios que
não dependa das bênçãos de uma outra empresa. Importantíssimo para a adoção
do SOA.

Conforme o Bánffy já disse o eye-candy do Vista e esforço de venda para um
ecossistema de servidores puramente MS, demonstram que a MS ainda está sim
com um pé no desktop.

Há também uma questão secundária relacionada a ausência de recursos
importantes ou mesmo as muitas características de sistemas monousuário que
ainda existem em todas as versões de SO da MS para servidor.

Abraço,