Pablo, acho que você também não entendeu meu questionamento...

Vou colocar uma situação hipotética pra ver se consigo ser mais clara:

O estúdio A e B resolvem melhorar um software XYZ, que é livre sob GPL.
Eles não criam nada novo, apenas melhoram o código anterior. Não é
um patch, não ;e um plug-in, é simplesmente um melhoria do código em si.
Não distribuem por aí, mas por lei também não tem obrigação de fazer isso.
Até aí eu entendi. A parte que eu não entendi é pq alguém pode ser
processado por violar copyright se tirar essa modificação lá de dentro
do estúdio, uma vez que ela foi feita em cima de um código GPL.
Se o programador assinou um contrato de sigilo, eu entendo
que ele não vá querer se meter em encrenca e violar este
contrato, mas o que eu não entendo é a questão do copyright
em cima da GPL. Ou seja, a situação que eu não entendo é:
se de repente essa versão com modificação aparecer por aí
e acabar fluindo em p2ps da vida ou mesmo em sites pra download
descrita como uma nova versão da ferramenta, como os estúdios
poderão processar alguém por estar usando algo que foi originado
de um software sob GPL? Que base jurídica eles terão para isso?

Fabianne,

Acho que vc está fazendo confusão. O fato de ser livre não torna
obrigatório a redistribuição, A MENOS QUE você realmente vá redistribuir.
Para uso interno, não é necessário redistribuir. :-/ E nem adianta solicitar
a eles, porque eles não estão redistribuindo, em teoria não tem a obrigação
de redistribuir.