Hudson Lacerda escreveu:
Por falar nisso, cadê aquele estudo sobre a GPL no Brasil? Não foi publicado até hoje?

Tenho cobrado do presidente do ITI e do procurador chefe do ITI em toda e qualquer oportunidade, pública ou privada.

Omar Kaminski escreveu:
Tudas as questões comportam vários ângulos e pontos de vista. Se você puser meia maçã com a casca virada de frente para um observador a certa distância, ele dirá que viu uma maçã inteira. Se você vir uma tromba de elefante em um buraco, pode presumir que depois do buraco há um elefante. Ou que cortaram a tromba fora.

Generalizando: programadores entendem de código. Advogados entendem de leis. Existem advogados que entendem de códigos (eu conheço alguns poucos, mas existem) e existem programadores que entendem de leis (idem).

Minha argumentação à época foi no sentido da incompatibilização da GPL com normas de Direito Administrativo, da Administração Pública, e não para generalizar. Pelo contrário. Existe o que foi falado/escrito e o que o jornalista entende/publica. Jornalista gosta de ser sintético e reduzir um parágrafo a uma frase, o que geralmente não é bom.

Esse assunto vem sendo discutido no Brasil pelo menos desde 2002, 2003. Acredito que você encontre vários argumentos procurando na web.

[]s