?

Cristiano, eu te respondo uma coisa e vc manda um e-mail que não tem
absolutamente nada a ver com o que escrevi. Eu falava sobre a questão que vc
colocou de leigos, e eu disse que a única menção foi do William sobre si
mesmo, e vc me vem com um sermão sobre usuário. EU SEI que usuário quer ver
coisa agradável e fácil. E nem critiquei isso, critiquei é o fato de no
sentido de inovação a MS ser pobre, pois copia idéias e distorce padrões
apenas. Tudo que tem no Vista hoje já podia ser visto em outros OSs, como
Mac e Linux.

De toda a forma, respondendo seu e-mail...

"Onde estão as pessoas que amam o software livre?"

Em todo o lugar. O fato de ter um projeto ou outro não quer dizer que toda a
comunidade tem interesse ou quer participar. Se tem pouca gente interessada
nos 4 projetos citados (embora vc tenha dito que eram 2), é porque das duas
ocorreu uma:
1 - Não houve a devida divulgação (duvido, porque já ouvi falar desses
projetos)
2 - Não há interesse ou por excesso de ferramentas do gênero, ou
simplesmente porque nenhuma delas vem como padrão em nenhuma distro.

Acho que eram 3 opções, e não duas, que eu devia ter dito. ;-)

Eu também tenho um ótimo projeto, do meu ponto de vista, e "cadê a
comunidade"? Nem todo mundo tem interesse nas ferramentas livres
desenvolvidas. Se você quer ver essas ferramentas citadas terem o devido
destaque e menção na comunidade, terá que fazer trabalho de lobby junto a
Serpro, Prodasen, Dataprev, ITI, etc para que elas sejam utilizadas. Caso
contrário, não serão, pois tais órgãos pesquisam muito a questão sobre qual
ferramenta utilizar, baseado na difusão da mesma, e possibilidade de suporte
futuro.

"Quando eu falo aqui que faço questão de mostrar para usuários iniciantes
(diferente de leigos) os recursos do linux, como beril, aiglx, super
karamba, essas coisas tem gente que vem logo ofendendo, dizendo que o linux
tem muito mais coisa para mostrar"

Rapaz, não sei quem te ofendeu aqui, mas eu não vi nada disso nesta thread.
Que o Linux tem muito mais coisa para mostrar, com certeza, mas o que vc tem
mostrado é a parte bonitinha do sistema, que encanta a mídia jornalística
não especializada (entenda-se Veja, Época, etc) e o usuário iniciante/leigo,
e que é o que mais se comenta do Vista no momento. Talvez, quem tenha te
ofendido dizendo que tem muito mais coisa para mostrar, seja alguém que
tenha ido assistir sua palestra esperando algo inovador e tecnicamente
interessante ao invés de firulas para iniciantes (essa parte que fascina os
usuários, de ter um sistema que faz o que os outros não fazem, só para
deixar todo mundo de boca aberta - não entenda firula como ofensa aqui, ok?
;-)). Em toda a palestra de "Apresentação do Linux", tem isso, normal.
Lembro quando fui dar a palestra sobre "Introdução ao FreeBSD" na UnB, teve
gente que falou que estava muito básico, assim como teve gente que disse que
foi muito bom, pois não conhecia nada do sistema, e viu que não é nenhum
bicho de sete cabeças. Quem achou básico, eu nem me preocupei, porque sei
que já devia ser usuário, mas com certeza eu consegui converter vários para
o FreeBSD por mostrar que ele é simples e prático, mesmo quando se usa
apenas a linha de comando. Claro que no meu caso eu apresentei focando o
FreeBSD como um OS para servidores, e não para desktop... poderia também ter
apresentado como desktop, mostrado o OpenOffice, KDE, Super Karamba, e tudo
mais, mas não era o meu foco no momento. Para apresentar essas coisas,
apresento o PC-BSD, que segue mais essa linha desktop que o FreeBSD em si -
embora não exista nenhum problema em usar FreeBSD para desktop... Mas o
PC-BSD facilita muito a instalação de pacotes pré-compilados...