Mas o de Luca está errado sobre as prefeituras pequenas. Todas tem folha de pagamento, contabilidade, controle de etoques, gestão de escolas, gestão e posto de saúde, tudo isso
Julian, MUITAS tem, mas muitas outras não tem nada disso. Quase-quase não tem nem computador. A realidade do Paraná talvez não seja a realidade do interior da Paraíba (falo da Paraíba porque uma das instituições parceiras no viadigital é de lá e tem uma boa penetração em prefeituras do lá do agreste (como Patos, Piancó, Boqueirão, São Bento, Parari) que até tem computadores, mas não têm sistemas de apoio à gestão.

Patos, por exemplo, é uma cidade de 100 mil habitantes (nem é pequena), mas não tinha (até setembro - depois disso não sei) nenhuma empresa de prestação de serviços de software (e fica a 4 horas de viagem de Campina Grande, a maior cidade da região) - qdo a prefeitura tem um problema de informática, tem que aguardar alguém ter uma vaga na agenda e se dispor a viajar até lá (a cidade mais quente do Brasil, segundo dizem)...

Como disseste, escritórios de contabilidade fazem a festa, prestando serviços de informática em que entregam relatórios impressos e coisas assim, que não ajudam muito na formulação de políticas nem no atendimento da população.

Exemplo das necessidades básicas: Numa das cidades aí de cima, por exemplo, todo o controle de notas dos estudantes, cálculo de médias, aprovação/reprovação e rematrícula das escolas municipais, por exemplo, era feito _à_ _mão_. Um sistema simples foi desenvolvido e está em testes (a funcionária responsável pelo processo não poderia ter ficado mais feliz e agradecida!) Em breve estará disponível no repositorio.viadigital.org.br (o projeto já está registrado - chama-se ViaCOA - Controle Acadêmico).

vinculado aos governos estaduais, federal e tribunais de contas. Mas se tem tudo isso quem está fazendo este serviço? Os escritórios de contabilidade e empresas de informática que vendem serviços com sistemas escritos há 10 ou 20 anos atrás, sistemas proprietários e... Ah. quando eu falo mala direta, esquçam propaganda chata. O que precisamos é de um bom cadastro sobre gestores públicos - secretários de administração e correlatos e gestores de TI (mailing qualificado). sabendo com quem falar você pode usar o telefone, carta, anúncio em revistas, jornais, rádio, tv, e-mail, sinal de fumaça, braile ou mímica. Já vi muito mudinho fechando negócio por aí.
Perfeito. É isso mesmo!

De Lucca