Pois é. Imagine 5000 municípios reusando código livre para RH, com centenas ou milhares de programadores trabalhando sobre o mesmo código, para melhorá-lo constantemente e criando novas funcionalidades, novos módulos, etc... Cada prefeitura colocando um pouco de recursos e todas aproveitando... De grão em grão...

Depois, 5000 municípios reusando código livre para a área da saúde, depois para educação, depois para ação social,...

Claro que sempre há algo de específico (uma cidade tem transporte coletivo marítimo ou fluvial, outra não tem; uma tem secretaria de turismo enquanto outra tem uma secretaria de agricultura, mas são exceções...) mas o grosso, é igual...

Mas no Brasil, além de desmandos e interesses, tem a síndrome do "não foi feito aqui" (ou pior, "não foi feito por mim")...
Aí, como não foi feito por mim, refaço tudo de novo, do começo...

Mas ainda temos esperança...

De Lucca

Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:
Tendo em vista q no serviço público o cara é regido pelo RJU ou pela CLT, sempre fico meio surpreso com essas "necessidades específicas" que um órgão público apresenta para montar ou licitar um sistema q deveria ser (quase totalmente) genérico.

Qdo trabalhei na Receita Federal, lembro de no mesmo ano ter fornecido meus dados para 3 sistemas de RH diferentes. Desde o Federal (SIAPE, q é um sistema estruturador da adm. pública) até um da própria SRF, passando por outro q me parece q deveria ter substituído o SIAPE. No final, os dados fornecidos eram os mesmos para fazer a mesma coisa.

Uma "tour" pela Esplanada dos Ministérios pode demonstrar o qto de RETRABALHO os órgãos de TI de cada unidade acabam fazendo. Desnecessário lembrar o q isso implica em termos de desperdício de recursos. Sem falar nas brechas para ilegalidades. Até onde eu sei, boa parte da parte de gestão de recursos humanos em prefeituras tbém não deveria ser tão distinta assim. Se essas "necessidades específicas" fossem realmente pesadas contra seu valor real, bem como a síndrome de reinventar a roda q parece afligir administradores públicos fosse dominada, talvez bastasse um caso de sucesso com um ERP livre.

[ ]s,

olival.junior