Só achei contraditório isto: "The Open Source Maturity Model™ (OSMM) is a formal process to assess the maturity level of open source software"... Desenvolvimento OS geralmente não é formal.
O que é formal aí é o processo de avaliação, não o desenvolvimento.
O OSMM avalia mais do que o desenvolvimento, mas o software como um todo.

Enquanto MPS-br, CMMI e Spice (ISO15504) focam na avaliação da qualidade e produtividade do PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (que permite inferir a qualidade do software), o OSMM
avalia o CONJUNTO: processo, produto e até mesmo a comunidade.

Então, é uma tentativa de formalizar a avaliação, ou seja, definir um conjunto amplo e completo de parâmetros bem claros e objetivos, para não ficar naquela de avaliações com critérios diferentes, que então não permitem fazer análises comparativas...

De Lucca