Em 02/02/2007, às 13:55, Pablo Sánchez escreveu:

Só para constar: lá também tem a pós de Melhoria de Processo de Software, baseado no MPS-BR e CMMI, que pode atender muito bem também a quem trouxer tais práticas para o desenvolvimento de SL.

Particularmente, sempre achei q processos (ou meta-processos) pesados como os baseados no CMMI fossem incompatíveis com desenvolvimento de Software Livre. E, como eu coloquei na lista do PSL-DF, tive contato com o MPS.BR antes dele começar a ser tão "vendido" por aí como uma espécie de "CMMI-BR" e devo dizer q não fiquei nem um pouco impressionado. Isso pra não falar coisas mais "fortes".

Uma evidência cabal de q o SL não comporta processos formais pesados, para mim, é o fato de q vc não encontra nenhum produto livre para especificação formal de requisitos. Já notou isso? Ferramentas livres de desenvolvimento normalmente nasceram de necessidades dos próprios desenvolvedores envolvidos nos projetos. Temos uma série de ferramentas para quase todas as fases comuns de um processo de desenvolvimento, dos compiladores às ferramentas de build e teste automáticos. Mas, gerenciador de requisitos é algo q vc não encontra. No máximo um Tracker da vida com um TO DO LIST priorizado (não muito diferente de um bugzilla).

Pra mim, processos ágeis são muito mais próximos da realidade do desenvolvimento de SL. O próprio espírito do Manifesto pelo Desenvolvimento Ágil de Software (http://www.agilemanifesto.org) reflete bem valores comuns à comunidade de desenvolvedores de SL: "Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas / Software funcionando ao invés de documentação exaustiva / Colaboração do cliente ao invés de negociação de contratos / Responder a mudanças ao invés de seguir um plano"

Embora para o pessoal de processos pesados (e eu fui um deles) isso até soasse como conversa fiada, na prática eu percebi q este tipo de processo de desenvolvimento rende muito mais em ambientes complexos do q os procedimentos mais formais. Processos ágeis aceitam a realidade das coisas e tentam usar isso a seu favor. Processos pesados (vide RUP, CMMI, etc) tentam combater a realidade antes de conseguir produzir qqr software útil.

[ ]s,