Referente: http://asay.blogspot.com/2007/01/what-would-novell-buy.html
http://weblog.infoworld.com/openresource/archives/2007/01/which_should_no.html

Como meu Inglês é muuuiiittto curto e eu também gostaria de ter mais
informaçoes a respeito dos comentários de Alberto da FFII
( http://www.ffii.org/ )  em relaçao a prováveis compras de empresas por
parte da Novell, solicitei a ele que fizesse um comentário a respeito.
Gentilmente, ele me respondeu e resolvi socializar pra vcs:

" A Novell tem dinheiro em caixa, proveniente de seu pacto com Microsoft
para comprar empresas.

O artigo crê que há dois principais candidatos a essa compra:

1) Altiris, um software que encapsula num meio virtual as aplicações que
rodem sob Windows de forma que se uma se corrompe em sua execução não
afeta ao resto do sistema.

[Alberto: em outras palavras um parche para cobrir uma carência de
funcionalidade que qualquer sistema operacional decente deveria
oferecer]

2) XenSource, um software de virtualización que permite que numa máquina
rodem transparentemente vários sistemas operacionais em paralelo.
Em ambos casos avalia qual seria mais estratégico e rentável para Novell
e chega à conclusão de que Altiris seria mais rentável a curto prazo
porque gera benefícios, e que XenSource seria mais estrategico, porque
danaria aos competidores de software livre como RedHat, que estão
baseando muito sua estratégia na virtualización.

Também diz que XenSource seria mais cara e do que XenSource já está
respaldada pela própria Novell e Microsoft atualmente
[Alberto: além de, por grande parte das outras grandes empresas de
informática]

[Alberto: desde meu ponto de vista, seria muito perigoso que Novell, com
os laços que tem atualmente com Microsoft, adquirisse XenSource.]

Saudações, Alberto. "

traduçao para o português (Marcelo)