Pablo:

O grande problema não é o fato de colocar eye-candies, até porque o Linux
possui o AIGLX, Compiz, Beryl e afins.

O problema é que a MS tem uma estratégia de gerar uma necessidade de upgrade
de computador a cada nova versão de seus OS. Como comparação, pode-se pegar
uma máquina de 2000 (k6II) e, com algum conforto, instalar um Linux
atualizado. Com placas 3D básicas e até mesmo consideradas obsoletas,
podemos ter todos os eye-candies que quisermos. Tentar fazer o mesmo com o
Vista é quase suicida.

O grande problema que eu vejo é que a MS não vem se preocupando com bons
códigos, que reduziriam o consumo de memória e CPU, portanto permitindo um
melhor retorno sobre investimento e um menor impacto ecológico. O Linux e
outros projetos SL, diferentemente, tem tido sempre uma crítica nessa
questão por parte da própria comunidade, que procura viabilizar um software
que tire o máximo possível de performance do equipamento e que utilize o
melhor possível os recursos da CPU.