Acho q há alguma confusão a respeito deste assunto. Não tive chance de olhar direito se é a mesma questão, mas, q eu lembre, o q está acontecendo é o seguinte:

(i) Parte do acordo da Novell com a Microsoft pode ser entendido como uma espécie de "cross-licensing" entre as empresas. A questão é q, desta forma, a Novell estaria admitindo q há propriedade intelectual da MS na sua distribuição GNU/Linux (e no projeto GNU como um todo).

(ii) Com base em (i), a Microsoft poderia engendrar futuros processos de violação de propriedade intelectual contra a comunidade de software livre em geral.

(iii) A Free Software Foundation estaria estudando cláusulas para a GPL v3 q impediriam acordos deste tipo (ou os tornariam bem menos atraentes para a indústria de software proprietário), pois teria de ficar explícito na licença q não há propriedade intelectual de terceiros ou q esta foi cedida no caso de acordos como este (posso detalhar melhor qdo tiver mais tempo).

(iv) A Free Software Foundation iria então passar a licenciar o projeto GNU como GPL v3 (o kernel Linux continuará como v2, segundo o Torvarlds), impedindo q a Novell continuasse a usar este código como parte integrante do SUSE Linux nos termos do acordo q ela mantém com a Microsoft.

(v) A Novell dificilmente terá condições de continuar a manter forks do código GNU como GPL v2. Assim, teria de rever o acordo com a Microsoft ou esquecer o SUSE Linux.

Bom, me parece q é isso q está realmente acontecendo. Não é apenas "FSF proíbe Novell de distribuir Linux". Ou melhor, não é tão simples assim.

[ ]s,

olival.junior


Em 05/02/2007, às 11:23, Fábio Emilio Costa escreveu:

Sem querer lançar flames... Qual seria a legalidade de uma ação como essa? E outra: não seria uma contradição, sendo que essa própria ação feriria a liberdade de distribuição do Linux?

Em 05/02/07, Ada Lemos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Novell pode ser barrada de vender Linux por acordo coM Microsoft


Por Jim Finkle
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2007/02/05/ ult3949u919.jhtm

BOSTON (Reuters) - A Free Software Foundation está analisando o direito da Novel de vender novas versões do sistema operacional Linux, depois que a comunidade de software livre criticou a empresa por formar uma parceria com a Microsoft .

"A comunidade de pessoas envolvidas deseja fazer tudo que puder para interferir nesse acordo e em outros como ele. Elas têm toda razão para se preocupar profundamente com a possibilidade de que isso represente o marco inicial de uma profunda agressão da Microsoft com relação a patentes", disse Eben Moglen, diretor de assuntos jurídicos da fundação, na sexta-feira.

A fundação controla os direitos de propriedade intelectual sobre partes essenciais do sistema operacional de código de programação aberto Linux.

A Novell irritou membros da comunidade de programadores que desenvolve o Linux e outros softwares livres ao fechar um acordo amplo de distribuição com a Microsoft, em novembro.

Os críticos pediram que a fundação puna a Novell proibindo-a a de distribuir novas versões do Linux, afirmou Moglen.

O Linux é o mais conhecido dos programas de fonte aberta. Ao contrário de software proprietário e fechado como o Windows, o software aberto permite que programadores compartilhem o código de programação e acrescentem funções a ele. Em geral, software livre é oferecido ao público gratuitamente.

Moglen informou que o conselho da fundação ainda não havia tomado uma decisão sobre o assunto e que estava esperando para anunciá-la dentro de duas semanas.

Se a fundação decidir agir, a proibição se aplicará às novas versões do Linux cobertas por um acordo de licenciamento que deve entrar em vigor em março.

John Dragoon, vice-presidente de marketing da Novell, se recusou a comentar o assunto, dizendo que seria prematuro especular quanto à decisão da fundação.

"Nós estudaremos a determinação final, e reagiremos de acordo", disse.

Empresas de software como a Novell vendem versões padronizadas de programas de fonte aberta, com recursos personalizados, planos de manutenção e assistência técnica. A comunidade de fonte aberta considera que o acordo da empresa com a Microsoft pode solapar a posição do Linux com relação a patentes e ajudar a Microsoft a convencer empresas a usar seus produtos, em lugar do Linux e outros softwares de código aberto.

As vendas de Linux representaram 5 por cento dos 967 milhões de dólares em faturamento obtido pela Novell no ano passado. O acordo com a Microsoft tornou-se um grande gerador de recursos pois exige que a Microsoft faça dois pagamentos num total de 348 milhões de dólares.

As duas empresas concordaram em vender seus produtos conjuntamente e também a desenvolver tecnologias que tornem mais fácil para empresas o uso de Linux com programas criados para Windows. As companhias também definiram que vão licenciar a tecnologia uma da outra.

A analistas Katherine Egbert, da Jefferies & Co, informou que os negócios da Novell serão afetados se for impedida de usar novas versões do Linux.

A companhia teria que aumentar gastos em pesquisa e desenvolvimento para atualizar software pois passaria a não ter acesso às últimas versões do código-fonte do Linux fornecidas pela fundação.









_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil



--

Obrigado!

Fabio Emilio Costa                São Bernardo do Campo - SP - Brazil
Coordenador - Grupo de Usuários BROffice.org (GuBRo/SP)
ICQ #:173799674                                       Nick:SamWeasley
MSN: [EMAIL PROTECTED]           Jabber: [EMAIL PROTECTED]
Yahoo! Messenger:hufflepuff0305    Linux User #416439( counter.li.org)
[EMAIL PROTECTED]                     [EMAIL PROTECTED]

Orkut Profile: www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16619557238254357700
Blog: hogwartslinux.wordpress.com
"Copie. Seja Legal. Não seja trouxa! Use Software Livre!"
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/ RegrasDaListaPSLBrasil

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a