Outro fato é que se eu quiser posso instalar Linux (uma distro recente) numa
máquina antiga o suficiente que não consegue rodar nem o win 2k.

Já o sistema da MS não, eles não se preocupam com isso. Inclusive eles param
de dar suporte a windows antigos te forçando mais ainda a migrar (e assim
comprar máquina nova).

[]s,