Oi Binhara

On Tuesday 06 February 2007 14:33, binharalista wrote:
> Eu não sei se eu estou com algum problema metal, ou se é a
> realidade que esta
> distocida.
>
> Passei os ultimos 10 anos da minha vida para que as empresas
> vendessem linux, e que as pessoas pudessem trabalhar e viver do
> linux.
>
> A Microsoft esta vendendo linux agora, acho que nosso papel teve
> grande sucesso. A a Microsoft esta vendendo linux agora.  E tem
> gente que acha isso Ruim.
>
> Pq a IBM pode vender Linux no mainframe a pesso de ouro e a
> Microsoft não ?

Então - para uma pergunta bem objetiva e bem feita, temos como
escrever uma resposta com algum significado.  :-)

Primeiro, ue quero colocar que na minha opinião existe mais de uma
diemnsão, ou "motivo" desse acordo da Microsoft com a Intel. E assim
comoa percepção dos pesos maiores ou menores para esses motivos
variam de pessoa para pessoa entre os que estão de fora do acordo,
certamente também variam  para os que participam do mesmo, e  mesmo
para os que firmaram o acordo.

Eu não li o texto do acordo na integra. Mas, certamente por um lado,
temos sim a aproximação da microsoft do Software Livre. Afinal, eles
não estao mais "ignorando o S.L.", não estão mais "rindo do S.L.", e,
de se para alguns dos motivos desse acordo eles estão "lutando contra
o S.L." (o como é exatamente a sua pergunta), para outros do motivos
desse acordo, eles passaram do estágio de "lutra contra o S.L" -- e
ai, você sabe qual é o próximo estágio. :-)

A questão levantada pela FSF  é a seguinte: aparentemetne um dos
motivos mais fortes do acordo é fazer um grande vendedor de
GNU/Linux, no caso a Novell, admitir , por meio desse acordo, que o
sistema operacional GNU/Linux viola várias das patentes de Software e
possivelemnte outra propriedade intelectual da Microsoft. Isso é
feito a se sugerir, tanto no texto do acordo, como muito
possivelmente no texto de licenciamento doravante utilizado pela
Novell para componentes de seu SuSE  Linux - com frases do tipo "A
Microsoft exime os usuários de Software da Novell de quaisquer
responsabilidades por violação de patentes que ela detenha neste
software". O que quer dizer, em termos de "lance de xadrez"  que os
usuários de outras distribuições, como outros distribuidores, de
Linux não só estão usando software que viola patentes da microsoft,
mas estão sujeitos a serem processados pela mesma.

Em outras palavras, não sei os outros, mas eu me sinto, com esse
acordo da Novell + Microsoft, como se a mesmas virassem para os
outros distribuidores e perguntasse algo do tipo: "Quando você matou
sua esposa, você estava usando sapatos pretos? (  ) Sim  (  ) Não"
(sem outras alternativas) - ou seja, é uma acusação, bem pouco
velada, a qual, não contestada, leva a admissão tácita de culpa.

O que a FSF está decidindo é se esta atitude por si já não viola a GPL
v 2. Uma vez que ao distribuir um Software sob a GPL, você é
obrigadoa garantir a quem quer que obtenha o software através de você
que tenha os mesmos direitos que você teve: ou seja de ustilizar,
alterar e redistribuir o software.

Nos termos desse acordo, não parece que a Novell esteja garantindo o
direito de redsitribuição do software que ela distribui sob a GPL
para terceiros. Se esse for  o caso, ela _já está_  violandoa  GPL
2 - não precisa haver alteração em licenciamento, nem em enhuma
política da FSF - a Novell estaria distribuindo o oftware ilegalmente
(umavez que o único instrumento qeu possibiliuta  a distibuição dos
aplicativos soba  GPL, que certamente compõem a maioria dos pacotes
do SuSE Linux, é a própria GPL - e esses direitos cessam no caso de
violação da mesma)

Cabe acrescentar que não se trataria de uma violação apenas da letra
da GPL, mas de seu próprio espírito. Eu não contribui software sob a
GPL para que a Novell passe esse software a tercieros e diga aos
mesmos que não podem passar esse software adiante, ou ainda, que só o
software obtido através deles (Novell) é legalizado.

Espero ter respondido a sua pergunta - ao menos demosntrando que nao
se tarta de  uma "retaliação leviana" da FSF ou da comunidade como se
quer fazer parecer.

        js
        -><-