Pablo,

é uma vergonha, mas infelizmente a Finep não executou o orçamento do ano passado. Mas não porque não conseguiu gastar tudo o que poderia, mas ao contrário, tinha comprometido praticamente todo o orçamento mas o Tesouro (acho que é o órgão que faz isso) não repassou os recursos ORÇAMENTÀRIOS para a execução. Não, não foi contingenciamento, pode ter sido simplesmente descaso ou manipulação ou alguma outra coisa, mas 'provavelmente' uma ilegalidade... A Finep não tem culpa alguma da situação.

Fato: do 1 bilhão e pouco que a Finep tinha (orçamentariamente) para aplicar recebeu pouco mais da metade, e a outra metade ficou em "Restos a pagar" de um ano para o outro - porque simplesmente não tinha dinheiro em caixa.

Assim, o orçamento deste ano da Finep - basicamente o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (que o governo federal disse que aumentou em relação ao ano passado) está parcialmente (perto de 50%) comprometido com os projetos já contratados no ano passado...

Isso me faz lembrar Orwell - 1984: O governo anunciou que a ração de chocolate aumentou para 150g mensais por pessoa... (mas poucos lembravam que a ração antes era de 250g mensais).

Então, acho que os editais deste ano deverão demorar até que os pagamentos devidos no ano passado sejam saldados.

Vergonha!

De Lucca

PS: no projeto Via Digital, que tem apoio da Finep, e do qual sou coordenador, estamos esperando há 6 meses para receber a 2a. parcela, que deveria ter sido liberada em julho/agosto... Só temos esperança de ver dinheiro agora...

Pablo Sánchez escreveu:
Caros,

O site da FINEP (www.finep.gov.br <http://www.finep.gov.br>) continua sem nenhum edital ou chamada pública desde o ano passado. Alguém tem notícias de quando iniciarão os trabalhos novamente? Estou com 2 projetos que gostaria de submeter a eles, mas sem chamada pública, não sei se há outra forma.

Um abc,

Pablo