Fábio Emilio Costa escreveu:
Olá!

Será que a FSF pretende "atropelar" a iniciativa do Linus e outros de manter o kernel em GPLv2 ou melhor e "forçar" o uso de GPLv3 no mesmo?

Porque, na minha opinião, isso seria um tiro no pé da FSF: quem acabaria
passando por má é ela, uma vez que, até onde se sabe, nada há que impeça
duas empresas de manterem acordos de cooperação na GPL.

Por favor, não morda a isca do FUD: a FSF nunca forçou, não força, e nunca irá forçar ninguém a liberar seu próprio código sob licença A, B, C ou qual seja (o que é DIFERENTE de forçar o respeito à licença A, B ou C por parte de quem DISTRIBUI CÓDIGO ALHEIO sob essa ou aquela licença).
Em relação a autores de código, o que a FSF faz é OFERECER OPÇÕES.

Doutra feita, é claro que se a FSF prefere optar pela GPLv3 para os softwares de projetos cujo título autoral de códigos lhe pertence, como por exemplo softwares produzidos no projeto GNU, isso produzirá efeitos sobre quem distribui o sistema operacional GNU/Linux.

Além disso, o kernel Linux contém código de milhares de autores, que podem, individualmente, optar pela GPLv3 para licenciar a sua parte, o que produzirá efeitos também sobre qem distribui só o kernel Linux.

Mesmo que, ao contrário, Linus consiga persuadir (ou "forçar", já que é dele a última palavra sobre inclusão de código no kernel) os autores contribuintes do kernel a seguirem optando pela GPLv2, ele não exerce esse poder ou ascendência sobre quem contribui para o projeto GNU, e portanto, não poderá controlar os possíveis efeitos da GPLv3 sobre a distribuição de sistemas GNU/Linux.

Nessa hora, quem morde a isca 'simplificadora' do FUD que confunde GNU/Linux-the-OS com Linux-the-kernel tende a ficar confuso. Nessa hora, quem acha pentelhação, arrogância ou turrice o cuidado de se corrigir referências ao sistema operacional da grande maioria das distros, cujo nome correto é GNU/Linux e não Linux (Linux é parte, mas não o todo), terão a chance de transformar confusão em aprendizado.
--
-------------------------------------------
prof. Pedro Antonio Dourado de Rezende /\
Computacao - Universidade de Brasilia /. \
tcp: Libertas quae digitos desiderat /____\
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/sd.htm
-------------------------------------------
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a