Correto.

Andei lendo também que estão ocorrendo coisas "sujas" e que foram reforçadas
por esse pacto Novell/Microsoft. Só não sei dizer até onde isso é verdade.

http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=07/02/11/1443211

Abraço,

On 2/14/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On Feb 14, 2007, "Fábio Emilio Costa" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Será que a FSF pretende "atropelar" a iniciativa do Linus e outros de
manter
> o kernel em GPLv2 ou melhor e "forçar" o uso de GPLv3 no mesmo?

Não tem intenção nem possibilidade de forçar.  Quem decide a licença é
são os titulares de direito autoral do programa.

> nada há que impeça duas empresas de manterem acordos de cooperação
> na GPL.

Até aqui, perfeito.

Mas o problema não é o acordo de cooperação, é a restrição ao
exercício dos direitos garantidos pela licença que a Novell aceita em
nome de seus clientes: a parte que trata de patentes no acordo.

O acordo basicamente (se bem me lembro) diz que quem paga à Novell
pelo Software Livre, ou desenvolve Software Livre de maneira não
comercial, recebe da Microsoft licença para executar e modificar o
tal software.  Mas não para distribuir.

No momento em que Novell aceita essa restrição à liberdade de
distribuir, está participando de um esquema para impor restrições
adicionais aos que recebem o programa dela.  Segundo a FSF, isso
infelizmente não viola a letra da GPLv2, embora viole seu espírito.
Por isso a GPLv3 vai trabalhar no sentido de que, na presença de um
acordo como esses, ou a distribuição implicitamente conceda as
liberdades exigidas pela licença a todos os receptores diretos e
indiretos do programa, ou a distribuição não seja permitida.  Ainda
não sei pra que lado a FSF está indo dentro do que é possível alcançar
legalmente.

> Será que a punição não é pelo fato de ser a Microsoft?

Pode ter certeza de que não.  Lembre que a licença é a mesma para
todos.  A FSF não sacrificaria a GPL para punir um oponente de modo
que pudesse causar problemas a outros que agissem de acordo com o
espírito da licença.

ANTONIO FONSECA
http://antoniofonseca.wordpress.com/

"Você vê coisas que existem e se pergunta: por quê? Eu imagino coisas que
não existem e me pergunto: por que não?" (George Bernard Shaw)