Voltando um pouco ao tema original desta thread, acho importante distinguir entre interface mais "avançada" e simplesmente com mais "eye-candy".

É mais ou menos como essa insistência em usar a interface do Minority Report como se fosse o suprasumo da usabilidade. Parece muito sofisticado ver o Tom Cruise usando luvas de VR para ficar movendo imagens e cenas 3D, mas, na prática, é uma interface muito pouco ergonômica (há um artigo bem interessante sobre isso nas entranhas do digg.com, mas não consegui recuperar agora). Usar aquela interface seria como fazer uma sessão de aeróbica sempre q vc quisesse editar um vídeo, por explo. Bom, pelo menos acabaria com essa imagem de q geeks são sedentários . . . ;-)

Até o momento só tive chance de usar o XGL + Compiz. Nunca usei o Beryl. A única coisa q eu vi a mais q um Acqua do MacOS são os desktops virtuais, mas isso já vinha do GNOME ou KDE (ou quase qqr outro ambiente gráfico *nix). O cubo 3D rodando é só "eye-candy" pra troca de ambientes, sem acrescentar nada em termos de usabilidade. E, pelo q li e vi sobre o Beryl, ele tbém só tem mais "eye-candy", sem nada q agregue gde coisa em termos de usabilidade, embora, ao menos, pareça ter uma possibilidade de personalização fantástica.

Assim, se isso for pra frente, acho q deve se tomar bastante cuidado ao se trazer à tona q este ou aquele produto proprietário deve muito ao SL, pois seria muito fácil apontar exemplos de SLs q simplesmente implementaram conceitos já existentes no mundo proprietário. Ok, alguém vai dizer q é pq era preciso substituir uma funcionalidade já existente no mundo proprietário, mas isso está longe de ser inovador (pelo menos da forma q normalmente é feito).

Os próprios explos citados anteriormente têm raízes proprietárias no final das contas. Afinal, o kernel BSD não deixa de ser filhote do Unix, a implementação da stack TCP-IP do Windows ser BSD tem raízes na maneira como MS lidou com aquisições anteriores (não necessariamente vinculado ao fato da stack ser livre), o conceito do browser como entendemos hj ainda é herdeiro do Mosaic/Netscape, e eu sempre escutei q os pioneiros nos widgets (na forma q tratamos aqui) foram os Yahoo!Widgets.

Finalmente, acho q a questão mais importante aqui é q entramos em 2007 com um ambiente desktop livre competitivo. Se não é o mais inovador, ao menos é tão "usável" qto os outros, trazendo as vantagens inerentes ao SL. Se for para comparar, q seja em termos de funcionalidade, não de quem é mais "inovador" (até pq temo q neste caso o SL sairia perdendo).

[ ]s,

olival.junior