Agora acho que você está confundindo as bolas ao afirmar que SL é menos
inovador que SP. Defina inovação! :-)

O que eu tenho visto me faz acreditar justamente no contrário, ou pelo menos
que existe uma certa paridade nesse quesito.

É sempre muito importante estar atento para não cair na armadilha de reduzir
SL ao GNU/Linux (é claro, sem nenhum desmerecimento para o GNU/Linux).

Por exemplo, veja o que está por trás das principais tendências recentes e
pontencialmente transformadoras em plataformas e metodologias de
desenvolvimento, linguagens de programação e novas tecnologia para Web. No
universo específico do GNU/Linux temos inúmeras abordagens originais e
bastante sofisticadas em áreas como gerenciamento de processos, memória,
abstração de hardware, XGL, AIGLX, HPC, etc.

Até mesmo empresas fortemente atreladas ao software proprietário hoje já
sofrem mais influencia do que exercem sobre o universo do software livre.
Vejamos por exemplo o processo de criação do próprio Mac OS X (em
substituição a versão 9) e a prova mais incontestável de todas, a recente e
necessária "estratégia oficial" para open source da toda poderosa Microsoft.

Voltando a discussão das idéias para a propaganda pró-SL, concordo que o
caminho não é o da confrontação e justamente pelos motivos já expostos pelo
Banffy.

Abraço,

On 2/26/07, Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Em 26/02/2007, às 11:14, Ricardo L. A. Banffy escreveu:

> O eye-candy é a primeira coisa que o usuário vê. Em termos de
> usabilidade, não existe um líder claro entre Gnome, KDE, Windows ou
> OSX.

De fato, eye-candy é o q chama a atenção do leigo (e dos experts
tbém, no final das contas), mas o q eu quis destacar é q "eye-candy"
e "avançado" são conceitos distintos, embora tenham sido tratados
como sinônimos no artigo original. Qto ao líder em usabilidade, de
fato há controvérsias, mas sempre vejo a sardinha sendo puxada para o
OSX por aí. Pela minha experiência pessoal com todos os ambientes
citados, acho q faz bastante sentido.

> Mas é o que pode chara a atenção de um potencial usuário pensando
> "olha como isso aqui é mais legal que o Vista..."

Uma das principais reclamações q começaram a "emergir" pós-lançamento
do Vista foi q, apesar de toda a beleza do Aero e coisa e tal, a
interface acabou ficando mais complicada (lembra das tais trocentas
opções na hora de dar shutdown no Vista?). Tanto q há quem volte pro
look'n'feel "WinXP classic".

Não estou discordando q uma "campanha pró-Linux no Desktop" deva ser
orientada para a beleza da interface, só estava querendo deixar claro
(novamente) q ser mais bonito *não* é necessariamente ser mais
sofisticado (ou usável). Depois q passa o WoW Factor, o cara vai ter
de usar aquilo no dia a dia. Se a interface for bonitinha, mas
ordinária, trazendo mais complicação pra vida dele, gdes estragos
podem ser feitos à credibilidade do produto.

> Não precisa ser inovador. SL é inovador muitas e muitas vezes, mas
> isso não é absolutamente necessário.

Novamente, só estava retrucando o argumento da outra msg, onde tenta
se passar a msg de q SL seria mais inovador q SProprietário.
Infelizmente, ainda não encontrei evidências de q isso seja verdade
ou, ao menos, q seja uma verdade tão obviamente ululante como querem
crer alguns. Isso não tira o mérito do SL, tampouco quer dizer q não
seja possível inovar com SL. Agora, é preciso reconhecer as
limitações de um modelo para q seja possível aperfeiçoá-lo.

> A Yahoo comprou a empresa que fazia o Konfabulator.

Ok. Mas, o original era livre ou proprietário?

> Tem que ser uma mensagem simples e fácil de aprender. Lembre-se que
> mais ou menos metade das pessoas têm QIs abaixo da média ;-)
>
> E a média, aparentemente, está abaixo do desejável.

Concordo. Um dos paradigmas de publicidade simples e atraente (embora
um pouco sofisticada para o "povão"), IMHO, foi a Get a Mac, com os
anúncios "I'm a Mac, I'm a PC". Vi uns spoofs divertidíssimos no
YouTube onde colocaram um "I'm FreeBSD" e "I'm Linux" na jogada, mas
tirando onda destes dois últimos. Se bem q não deixa de ser engraçado.

[ ]s,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/

"Você vê coisas que existem e se pergunta: por quê? Eu imagino coisas que
não existem e me pergunto: por que não?" (George Bernard Shaw)

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui