Em 26/02/2007, às 19:34, Pedro A.D.Rezende escreveu:

A internet (com i minusculo, isto é, o TCP/IP) decolou com a implementação da pilha TCP/IP freeBSD, primeiro SO com licença livre de que se tem notícia, em 1987. O correio eletronico decolou com o SendMail, livre e cuja primeira versão data de 1986. O http/ html decolou com o Mosaic, em 1992, que não era livre mas inicalmente gratuito e depois seus autores o refizeram no Netscape, cujo código foi finalmente licenciado com a licença livre MPL. Netscape que introduziu o SSL, que resolveu o nó górdio da escalabilidade do uso de criptografia assimétrica expandindo o protocolo implementado pelo PGP (livre), escalabilidade que o IETF não conseguia fazer decolar, em dez anos, com o PEM.

Reiterando o q eu disse anteriormente, não estou afirmando q não existe inovação em SL, apenas q ela não é tão abundante qto alguns querem crer.

É claro q conheço os exemplos citados (o terceiro eu não considero adequado, pois trata-se de um produto proprietário q depois virou livre. O conceito do produto não foi alterado qdo ele foi tornado livre), mas, convenhamos, apenas 2 (dois) casos não pesam em termos de número de inovações.

Foi por isso q pedi ao Antonio Fonseca q fosse mais específico, pois sempre q a oportunidade aparece eu acrescento alguma coisa à "lista de inovações livres" de q tenho conhecimento.

Obviamente, estou falando de quantidade, não de qualidade. Se as inovações citadas não fossem "livres", certamente não teríamos a Internet q temos hj. Mas, acho q o parágrafo seguinte foi certeiro qto ao problema:

Acho que vc não encontra inovação porque é muito jovem para olhar onde elas estão.

Bom, aqui vc foi direto ao ponto. Sempre escuto como "inovação" em SL protocolos e aplicativos q são a base da Internet. Coisas de qdo eu não tinha nascido ou era beeem novinho (e olha q já passei dos trinta e poucos e entrei nos trinta e tantos). Depois disso . . . Acabou???

Posso citar alguns exemplos aqui e ali (ZFS, talvez?), sem falar q o SL em si representa um modelo de ruptura na indústria de software. Mas, "inovação" no sentido, digamos, "iPhone" da vida eu não tenho visto. E citei este produto justamente pq seu mérito é combinar tecnologias estabelecidas em uma forma original.

So falta vc dizer que a MS é uma empresa de inovação em TI.

Bom, quem deve achar isso é a turma do Mono, q faz questão de implementar a plataforma deles. ;-)

Mas, aqui e ali eles pontuam coisas interessantes. Aquele chinês q a Google levou deles comandava um laboratório bem interessante, embora me pareça q nada dali tenha encontrado o caminho dos produtos da MS.

E acho q a interface do MS Office 2007 abriu o caminho pra uma forma nova de interagir com um produto cuja interface ainda era baseada nos velhos guidelines CUA (acho q era isso . . . taí outra coisa bem antiga). Como só vi demonstrações e não uso o produto, desconheço os problemas q vieram junto com as alterações na interface, mas, ainda assim, me parece um passo bem interessante em um produto q tinha virado "commoditie".

Só lamento q a turma do OpenOffice.org tenha passado os últimos releases buscando "inspiração" na interface do MS Office 2003, ao invés de propor uma nova abordagem. Ponto para o Google Docs.

[ ]s,