Em 26/02/2007, às 22:16, Pedro A.D.Rezende escreveu:

Quem é que falou aqui em abundância? A qualidade impl'ícita aqui é a importancia.

Tbém acho q a qualidade é o importante. Tanto q disse isso explicitamente no reply a sua outra msg:

"Obviamente, estou falando de quantidade, não de qualidade. Se as inovações citadas não fossem livres, certamente não teríamos a Internet q temos hj."

Será q meu reply não atingiu a lista? Aqui está na caixa de enviados e recebi um ack da lista.

Agora, sobre quem falou em abundância, a resposta está nas msgs q antecederam minhas intervenções. O q eu frisei foi justamente q não creio q exista essa proliferação de soluções inovadoras em SL, o q não tem nada a ver com o peso relativo destas mesmas inovações. Pelas respostas q recebi até agora, parece q é isso mesmo. Mas, vai ver q inovação em SL é q nem aquele ditado: "amigos e livros, poucos e bons". :-)

Vamos então inverter essa questão, espertinho: eu peço que só me aponte tres inovações introduzidas por software proprietário que se equiparam em importância tecnológica e/ou social com a internet, o correio eletrônico e o uso de criptografia assimétrica em ambos.

Não vejo o ponto no quiz show, já q em momento algum eu sustentei argumento contrário ao q está sendo dito no "quote" acima. Eu poderia até tentar argumentar sobre o q a planilha eletrônica Visicalc (já q é pra pegar coisas antigas) representou para a computação pessoal deixar de ser coisa de "hobbysta" e virar algo profissional; poderia falar sobre como o Lotus Notes (outra coisa velha) praticamente criou o conceito de groupware/workflow; poderia recordar as primeiras implementações proprietárias de Java e o q isso agregou de valor à Internet; poderia trazer à tona o velho ICQ e seu pioneirismo nas mensagens instantâneas (pelo menos em termos de "massa"); mas, é claro, tudo isso empalidece ante ao impacto social deste conceito um tanto qto vago de "internet".

Sem querer diminuir a importância do q as tecnologias livres representaram para a Internet, q - como eu já disse - certamente não existiria sem elas, muita coisa rolou nesse rio cyber-espacial nas últimas décadas para tornar a Gde Rede o q ela é hoje. E algumas vezes isso envolveu tecnologias proprietárias.

[ ]s,