Em 27/02/2007, às 10:24, Pedro A.D.Rezende escreveu:

Olival Gomes Barboza Júnior escreveu:
Ontem, a empresa pagava uma grana para a SCO . . .
Hoje, se torna um "patron" da FSF . . . Gira mundo, gira! :-)

Para quem tem horizonte para entender:

A Sun pagou à SCO o que foi acertado num acordo que incluía a transferência de titularidade de códigos que estavam no solaris, códigos sobre os quais a SCO tinha ou poderia ter pretensão de titularidade, para que o solaris pudesse ser licenciado sob CDDL ou GPL.

Há quem acredite na máquina de marketing da MS, há quem acredite na da Sun.

Na época em q a SCO surgiu com sua bravata contra a IBM, logo no primeiro momento, surgiu um "patrocinador misterioso". Misterioso pq pediu *sigilo* à SCO, o q perdurou durante meses. Nessa mesma época, a Sun estava longe de ser a "amiguinha do SL" q ela prega ser agora. Java livre era considerado um "absurdo", pois levaria a "forks incontroláveis", etc e tal. E isso eram palavras do próprio James Gosling. O GNU/Linux (em particular, o Red Hat) avançava sobre a fatia de mercado do Solaris, levando consigo as máquinas Intel, q assim enfraqueciam tbém o mercado de hardware da Sun.

Seguindo a ordem das coisas, a Sun passou a não cobrar pela licença de uso do Solaris (e dos seus principais produtos), em um movimento considerado pelos analistas um esforço para evitar o avanço maior do GNU/Linux+Intel sobre seus negócios. E, apenas vários anos depois, veio o OpenSolaris e sua liberação homeopática de código.

Se em 2001/2002 eles já estavam pretendendo tornar sua plataforma livre, então disfarçaram bem pacas . . .

olival.junior_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a