E tem mais, a Dell está passando por uma fase difícil portanto nada nos
garante que tudo isso não passa de uma estratégia para atrair a atenção do
mercado.

Abraço,

On 2/27/07, Ricardo L. A. Banffy <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Zandre Bran wrote:
>    Lembrando que a RedHat já fez isto de uma forma mais modesta. Não
> se pode mais "pegar" o RH Linux, mas ainda pode-se distribui-lo? Não
> sei. Tem alguns pacotes proprietários. Pior, depois de comprar, os
> update são para 1 ano, depois compra-se novamente. Me parece mais
> agressivo que a Microsoft.

A RH cobra pelo suporte. Não há nada de agressivo em receber dinheiro
pelo trabalho. Eles contribuiram muito para que o Linux fosse o que é
hoje.

Quanto a não poder replicar o RH, eles distribuem o Fedora exatamente
para o pessoal que não quer a versão "enterprise grade".

Restringir a redistribuição também facilita na hora de incluirem
software proprietário no mesmo CD/DVD.

Por fim, os principais concorrentes do RH não são o Ubuntu ou o Debian,
mas o SLES, HP/UX, o AIX e o Solaris.

>    Isto sem falar no projeto Fedora. Que para mim a fala que é para
> preservar marca RH é balela. Não queriam era fornecer comprometimento
> com algo gratuíto. A fundação criada pela RH para o Fedora já foi
> fechada. Mantiveram o patrocionio, mas não há comprometimento.

O processo, até onde eu sei, não mudou nada. Só a PJ da fundação deixou
de existir. Já que ninguém mais queria contribuir, fazia todo o sentido
do mundo.

>    Não estou sendo contra a RH, mas não a vejo assim, com tanto
> apreço. Seu modelo de negócio está mais para MS do que qualquer outra.
> E estou, aqui, refletindo sobre o avanço do modelo criado pela RH, que
> a FSF ficou calada, mas agora com a odiada MS.

O que a FSF pode fazer contra a RH se as licenças não forem violadas?

>    Mas irá existir o HURD, começaremos tudo de novo. Novamente, mas,
> no fim a sociedade é monopolista, não adianta.

Um dia, quem sabe, ele fica pronto. Vai ser interessante ter outro
kernel em que colocar nossos userlands.

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com/

"Você vê coisas que existem e se pergunta: por quê? Eu imagino coisas que
não existem e me pergunto: por que não?" (George Bernard Shaw)

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui