Vendo o sítio, realmente me parece que é OK isso - vender apenas o binário,
pela sua dificuldade de compilar. No entanto, eles não podem proibir outras
pessoas de oferecer o binário de graça (está é a graça da GPL). Mas qualquer
googlada básica encontra binários não-oficiais do X-Chat para Windows:
http://www.silverex.org/download/ por exemplo.
http://www.silenceisdefeat.org.nyud.net:8080/~b0at/xchat/win32/ tem uma
lista.

Mas de qualquer jeito, pra que usar o X-Chat? Nunca vi muito apelo pra esse
cliente. Os bindings pra linguagem que ele tem são toscos, é difícil
aprender scripts pra ele, ele não tem widgets gráficos nessas linguagens e
nem tem muita disponibilidade de scripts e add-ons. Tem poucos recursos e
até o mIRC (programa de IRC de Windows) o supera facilmente.

Em comparação, o kvirc, um cliente gráfico em QT, é infinitamente superior,
linguagem scripting flexível, muita coisa disponível e não empata o binário
pra Windows: http://www.kvirc.net/?id=releases&platform=win32

On 3/1/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <[EMAIL PROTECTED]>
wrote:

On 02/28/2007 03:13 AM, Joao S. O. Bueno Calligaris wrote:
> Oi gente,
>
> Alguém me apontou que o popular programa xchat, cliente de irc,
> http://www.xchat.org/windows/ é distribuido de forma não livre.

        O binário sim, o código fonte é GPL.

> O código fonte e outras versões estão cobertos pela GPL 2 (embora, nao
> muito kosher - a informação está no README - no entanto, tenham em
> mente que na ausência de qualquer outra informação, a única coisa que
> autoriza alguém a utilizar o programa é essa referência a GPL)

        Na verdade é fácil encontrar as referências, está na página de
[1]"About" do site, abaixo a parte relevante:

                If you've successfully compiled and run it on a system
                not listed above, please let us know about it.

                XChat is a graphical IRC client. It runs under the X
                Window System and uses the GTK+ toolkit. Optionally
                it can be compiled to use Gnome.

                Some screenshots of xchat in action are available on
                this page. The source code is also released for free
                under the GPL license. Please refer to the compiling
                and installing page for instructions.

  1. http://www.xchat.org/about/

> Bom,
>
> para tornar a história curta - eu não tenho como verificar se o
> binário para windows está explicitamente sob alguma outra licença que
> permita a prática imposta: 30 dias de uso, depois dos quais o
> programa deve ser regiswtrado mediante uma taxa de 20 dólares. (e se
> estiver, pelo que estou vendo no código fonte, o autor está
> usandopartes de código soba  GPL de outros projetos - ou seja, não
> poderia usar uma licença diferente para o programa)

        Se você baixar o binário compilado pelo site oficial, após
30 dias você tem que registrar pro USD$ 19,90, isso também está
documentado no site sobre o [2]Binário para Windows.

  2. http://www.xchat.org/windows/

        Mas não vejo como ele poderia estar violando a GPL. O
código-fonte está sob GPL, ele distribui as mudanças no melhor
formato possível (o código fonte) e ele cobra _somente_ pelo
binário para Windows (que acompanha o código fonte GPL). De que
forma isso é diferente de vender uma distro GNU/Linux no CD,
com caixinha e manual? :-)

> Eu pediria que alguém no windows, ouc om um ambeinte de execução para
> sporgrmas de windows configurado desse uma olhada nisso.
>
> Caso a vioklação se confirme , queria conversar com o pessoal da FSF e
> outros presentes em uma forma de abordarmos a pessoa faznedoa
> distribuição em si de forma a resolver a questão.

        Confirma-se que o binário pra Windows não está sob a GNU/GPL
mas o fonte está, mas não vejo como isso representa uma violação.

> t+,
>       js
>       -><-

        Abraço,