Sinceramente, se quero um cliente de IRC livre para Windows, as opções
costumam ser o GAIM (com a vantagem de usar MSN, Jabber/GTalk e outros
junto) e Chatzilla (integrado com o Firefox - precisa dizer mais).

Quanto a ser uma violação da GPL, concordo com você, Sampaio. Se eles
quiserem cobrar pelos binários "deles", é OK. É como comprar uma
caixinha do Mandriva ou do SuSE. Mas eles não podem impedir outros de
compilarem binários à parte e os redistribuir.