A meu ver (IANAL), a GNU-GPL trata apenas sobre como licenciar e distribuir *cópias* (baseia-se no copyright == direito de cópia). O direito de *uso* da cópia é garantido sem ônus, uma vez que se tenha acesso -- gratuitamente ou não -- a uma cópia. Por outro lado, é proibido cobrar pelo *licenciamento* ou restringir o _uso_ (restrições adicionais são vetadas) de obra sob GNU-GPL (a GNU-GPL afirma explicitamente que o licenciamento é gratuito).

Sobre os binários: eles são cobertos por direitos autorais (e/ou copyright), portanto a obtenção de uma cópia requer uma licença. No caso em questão, a licença é GNU/GPL, independentemente de a cópia ser de binário ou fonte.

Isso porque a GNU-GPL (também explicitamente) rege a distribuição de código objeto ou executável, na seção 3. Inclusive, o código-fonte oferecido deve ser *correspondente* ao código executável, e não uma versão qualquer. A seção 4 proibe relicenciamento.

[]s