BZZT.  Você queria dizer software proprietário, pra contrapor a
software livre, né?  O Ubuntu *é* comercial, assim como há distros
inteiramente livres que são comerciais.  Salvo engano meu, Insigne
GNU/Linux versão 5 é inteiramente livre.

Nao acho que uma coisa necessariamente contraponha a outra.
Sei que o SL é melhor. Mas radicalismo o suficiente para nunca usarmos
o proprietário é exagerado.

Fernanda já deu o apontador.  Diz que a Canonical, depois do barulho
que a gente fez no FISL, mudou o encarte do CD, que deixou de ser
mentira deslavada e passou a ser "meramente" enganoso.

Que bom que pelo menos eles estão atentos aos conceitos.
Imagine se a Canonical tivesse ignorado o fato, como a maioria
das empresas o fazem.

Como assim, não teve opção?

Alguém botou uma arma na cabeça do Shuttleworth e disse pra ele que se
ele não poluísse o Ubuntu ele morria?

Alexandre, estou falando dentro do contexto da distro. Nao dentro
do seu contexto. Voce tem que analisar pelo contexto que a pessoa/grupo
que tomou esta inserido.]

O contexto do Ubuntu é ser o mais humanitário possível. Inclusive,
prezando mais por ser acessível a todos do que para não ter software
proprietário. Ou seja, se para ser acessível a um grupo de usuário o
custo é adicionar um driver desse, então que ponha-se em pauta
a adição do próprio, e se for concordado pela equipe aquilo será
sim adicionado.

http://www.fsfla.org/?q=pt/node/138#1<http://www.fsfla.org/?q=pt/node/138#1>

Realmente, claro que voce esta de certo modo apoiando.
Mas, sinceramente, nao vejo outra maneira. Nao adianta protestar
quanto essa politica das empresas e desfavorecer os usuarios que
tem produtos delas. Sinceramente, isso é ser free mas não é ser humanitário.

Se todo mundo espera que essas empresas façam drivers abertos,
a própria popularização do Linux devido ao uso dos fechados pode
contribuir. Além disso, existem outras maneiras, como escrever cartas
abertas, defender o uso do livre, mas nunca excluir o uso do fechado
para o usuário que precisa, porque isso resultaria em excluir o usuário
do Linux e mandar ele de volta para o Windows, ou para uma distro que
incluia tudo quanto é driver fechado (viu como seria pior?).

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com