On 03/22/2007 03:12 AM, Marcelo Akira wrote:

> Seja bem-vindo faw!

        Hmmm... isso é uma decisão em consenso entre vocês? Eu
ficaria feliz em ajudar como pudesse, mas neste exato momento não
parece que "estou no time".

        Eu não recebi nenhum e-mail com mais detalhes ou informações
sobre acesso, regras internas, formas de consenso, procedimento de
decisões e afins. E também não vejo meu nome listado nos locais onde
procuraria.

> Por isso acho melhor um time, assim um poderia aprender com o outro,
> decidindo problemas polemicos em conjunto.

        Moderadores têm que confiar uns nos outros, precisam ser
rápidos e precisos, a decisão em conjunto leva tempo, os processos
internos tem que ser claros pra facilitar o trabalho e evitar
inconsistências.

> Mantendo assim uma boa 'cultura' de moderação.

        Neste *exato* momento, temos que criar a cultura da boa
educação na lista, a "cultura" da moderação é um processo natural
que provavelmente ficará em segundo plano ao atingirmos a qualidade
esperada.

> Concordo. Quando assumi esta responsabilidade, pensei que iria atuar
> como um 'moderador' de fato, mas rolaram várias threads para decidir
> se a lista deveria ou não ser moderada, então procurei atuar de forma
> mais discreta, não senti com poderes suficientes para poder mudá-la
> radicalmente.

        Moderação é diferente de Ditadura e afins, lembro das discussões
daquela época e as idéias que surgiram, os moderadores tem que utilizar
os recursos técnicos pra melhorar o ambiente, mas não há recurso técnico
que resolva um problema social.

        Você pode moderar rapid-repliers para que eles se acalmem, pode
se manifestar em PVT com cópia para os outros moderadores para alertá-los
sobre o aviso e saber que alguém já foi notificado e assim por diante,
punir é, IMHO, o _último_ recurso, conscientizar e dar bons exemplos é o
melhor que podemos fazer.

[...]
> Acredito que é muito difícil mudar a cultura de uma lista, a transição
> tem que ser dialogada e o momento é propício para isso.

> Também não concordo com o rodízio, acredito que podemos funcionar
> melhor se tivermos 3 ou 4 olhos e vários outros colaborando para
> acompanhar problemas na lista. Além disso, certas decisões,
> especialmente julgamentos de expulsão, não podem ser tomadas somente
> por um moderador.

        Espero *nunca* ter que julgar a expulsão de alguém. Enfim,
parece que temos uma consenso, faltando apenas alguns detalhes,
que deixei claro logo no começo do e-mail.

        Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)