Governo apóia mostra de arte colaborativa em software livre

A Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos abriga, até 1.º de abril, a mostra de arte colaborativa ConSerto, produzida e divulgada por meio de softwares livres, pelo grupo Orquestra Organismo. A produção audiovisual pode ser acompanhada no endereço http://conserto.organismo.art.br. O auditório, equipado com webcams e microfones, possibilita que, enquanto músicos, atores, poetas e performers se apresentem, o público possa interagir e assistir das produções através da internet.

O projeto tem o apoio da Celepar e do secretário de Assuntos Estratégicos Nizan Pereira. “Nesse grupo estão grande parte dos melhores músicos da geração contemporânea da música paranaense”, afirmou Nizan.

O músico e professor Octávio Camargo explicou que o nome ConSerto, com “s” mesmo, ao mesmo tempo que remete à produção artística, a vincula às ferramentas proporcionadas pelo software livre. “Estabelecemos a cultura do código aberto”, comenta. De acordo com a definição de Octávio, a mostra estabelece um ambiente de produção de arte em tecnologias livres. “Utilizamos softwares de alta tecnologia”, completa.

Segundo ele, a popularização dos softwares utilizados para a produção das obras da mostra ultrapassa a questão meramente técnica. “O Governo do Paraná já compreendeu a vantagem do uso desses programas. Mas para que isso o processo de divulgação se agilize é necessária uma mudança estética - que as pessoas entrem realmente em contato com essas ferramentas.”

O Orquestra Organismo é composto de músicos, artistas e programadores e está em permanente trabalho de criação e produção no período. Além da produção musical o grupo cria softwares livres, instrumentos musicais, vídeos e fotografias. “Existe uma cultura do uso do software livre que já vem dos anos 70. De gente tão apaixonada por programação quanto por arte”, diz o programador Glerm. “O software livre pressupõe uma mudança de postura, em que a pessoa saí da hipocrisia do pirata, e passa a ser ativo e consciente das tecnologias que usa. Isso cria uma rede de colaboração entre as pessoas”, defendeu.

O grupo mantém o blog http://organismo.art.br/blog desde 2005 em que coloca à disposição a sua produção e abre espaço para participação de toda parte do mundo. e um site no qual pode-se acompanhar o trabalho atual.

Serviço
Período: 19 março a 01 abril 2007
Local: Auditório da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos - Rua Deputado Mário de Barros, 1.556 - Centro Cívico
Horário: segunda à sexta 14h às 24h / eventualmente nos sábados e domingos no mesmo horário
Site: http://conserto.organismo.art.br/

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a