Meu problema com Hugo Chavez é com o que se percebe ser um tratamento truculendo da oposição e uma predisposição a adequar as leis às suas necessidades. Há também o discurso megalomaníaco da "Revolução Bolivariana" que é bastante assustador.

Ele não é menos ditador por ser eleito, nem mais democrata por ter sobrevivido a dois golpes. São chamados de "golpistas" porque não tiveram sucesso - caso contrário, seriam "líderes revolucionários".

Saberemos mais se ele conseguir as emendas constitucionais necessárias para mais um mandato. Eu retirarei tudo o que disse se ele abandonar o poder e deixar instituições democráticas fortes atrás de si. Mando até uma carta de desculpas, congratulando-o pelo bom trabalho.

Por outro lado, se eu tiver razão, alguns vão afirmar que ele foi perpetuado no poder por aclamação popular e que, por isso, ele não merece o rótulo de ditador.

Conversaremos de novo sobre ele em 5 anos.

---===---

Fidel Castro, se bem me lembro, passava por referendos regulares. Isso não fazia dele um amante da democracia.

---===---

George Bush é um presidente eleito duas vezes em um processo convoluto, questionável, falho, manipulável e completamente de acordo com as leis do país dele. Mentiu para o próprio povo para conseguir sua re-eleição depois de, na esteira de um atentado sem precedentes, ganhar muito mais poderes do que seria sensato dar a um presidente. Eu, pessoalmente, espero que o povo dele perceba o que se fizeram nas últimas 2 eleições presidenciais e elejam representantes realmente dispostos a desfazer o dano.

Embora seja um péssimo presidente e um mau-exemplo em praticamente todos os aspectos pelos quais se possa analisá-lo, está longe de ser um ditador.

---===---

Chefes do Executivo fortes eleitos por grandes massas que não aprenderam nada sobre a história da Alemanha entre a 1a. e a 2a. Guerras Mundiais me dão arrepios.

Se ele tiver dinheiro, tanto pior.

---===---

Nós, do software-livre, brincamos com o termo "ditador benevolente". É fácil demais esquecer que eles não ocorrem na natureza.

Marcelo D'Elia Branco wrote:
Pra ti, Bush é legitimimo pq é de direita e Chaves é ditador pq é de
esquerda? Esquerda pra ti é igual a ditadura? e direita é igual a
democracia?