Tem muito a ver com o que eu realmente acredito. Acho que perdemos
muito tempo tentando fazer as pessoas usarem software livre, mas acho
que o caminho não é por aí.

Uma pessoa não faz o mundo melhor apenas usando um software livre ao
invés de usar um proprietário, se esta pessoa não o fizer pela
motivação da liberdade.

É muito dificícil tentar explicar a um executivo por que ele deve dar
preferência a um software livre ao invéz de um proprietário quando
tanto um quanto o outro executam perfeitamente a função esperada por
ele.

Agora quando você começa a dar exemplos de porquê usar um programa que
você tem acesso ao código-fonte é tão importante, aí as pessoas
começam a mostrar interesse.

Mas é claro que você não vai usar a palavra software, e sim sistemas.
Tipo, chega e pergunta: vai dizer que você nunca sentiu sem liberdade
sobre o seu negócio por causa do que o seu pessoal de TI diz que o
sistema não faz isso ou não integra com aquilo? Você nunca se sentiu
na mão de quem distribui esse sistema do qual você depende? Você nunca
pensou que o seu pessoal de TI é muito melhor do que o pessoal que dá
suporte a esse sistema e vive colocando a culpa das coisas no seu
pessoal de TI? Você não acha um absurdo já ter pago pelo sistema e
ainda pagar pelo suporte, e ainda não poder fazer o que quer com o
sistema? Você não acha que perde muitas oportunidades porque não tem o
controle suficiente dos seus sistemas, e nem pode contratar alguém que
faça o que você quer para você? E por aí vai. O importante e dar a
entender que os sistemas são muito importantes e quem tem controle
sobre ele é outra empresa, que geralmente tem o monopólio sobre o tipo
de sistemas voltado para aquela área de negócio.

Aí você fala o que você pode fazer com o sistema se você tiver o
código-fonte, e que não basta ter o código-fonte, você tem que ter a
liberdade de mecher nele e tal. Aí sim você começa a poder mostrar as
vantegens reais do software livre. E essas vantagens dependem de você
saber programar pra caramba. E se aprende a programar da mesma forma
que se aprende a ler e escrever: lendo e escrevendo coisa boa.

Tipo tem gente que acha o máximo usar software livre, mas não tira
muita vantagem do código-fonte e nem explica essas vantagens do ponto
de vista da liberdade. Ficam forçando a barra querendo comparar
software livre com software proprietário, tipo comparando quem é mais
inovador, quando o ponto é: que liberdade eu, usuário, tenho sobre
essas inovações?

Por isso eu acho que o lance todo está na escola, e em aprender a usar
as vantagens de ter os fontes e a liberdade de se beneficiar dos
fontes. Por isso gostei do texto.