----- Original Message ----- From: "Hudson Lacerda" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Projeto Software Livre BRASIL" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Sent: Monday, April 16, 2007 8:28 PM
Subject: Re: [PSL-Brasil] Informática na Escola (tem que ser com software livre)


Portanto, pergunto: como lidar com a contradição entre software proprietário (que arbitrariamente limita o conhecimento, dificultando seu estudo técnico-científico) e educação? Deveriam as escolas ser POR LEI E SEM ÔNUS autorizadas a reproduzir, utilizar, fazer engenharia reversa etc. de software proprietário, para cumprir sua função de produzir e difundir conhecimento?

Talvez essa seja a primeira questão, se quisermos pensar no futuro do software livre temos que focar na educação. A criançada hoje já nasce mexendo em computador, é é muito bom que saibam que existe uma diferença, e porque essa diferença pode pesar a balança para um dos lados.

Mas ainda temos ausência de políticas públicas, de uma lei federal, de maiores incentivos, há muito barulho por nada e por qualquer coisa (patentes, DRMs, etc, que estão fora de nossa realidade e tentamos "importar isso como futuro provável), discussão de problemas e não de soluções, enfim, ainda faltam metas para se chegar a um resultado, e reclamar pouco adianta. Após vários anos ainda faltam estratégias, e o "processo formiguinha" além de penoso é muito demorado.

Omar
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a