Colegas:

O tema é recorrente nesta lista. Eu, pessoalmente defendo uma postura radical neste assunto. Estamos trabalhando para podermos colocar na internet todo o nosso orçamento, previsto e executado. Por que não o fazemos? Por uma simples razão. A maioria de nossos membros, ASL, avaliam que, dependendo de como fizermos, somente daremos armas e argumentos para os inimigos do fisl e do software livre em geral. As experiências que fizemos nos dizem que o enorme lobby pró software proprietário, ao acessar nossas informações parte para o contra-ataque. Pessoas importantes são contratadas para interargir com patrocinadores nossos, pressão no mercado para boicotarem o fisl, fechamento de portas antes abertas. Dai nossa postura. Tenham certeza de algumas coisas:

1. Todas nossas contas são fiscalizadas, seja Tribunal de Contas da União, quando o dinheiro é público, seja através dos órgãos e formas legais de controle de qualquer figura jurídica. No nosso caso, somos uma ONG e não OSCIP.

2. Nos esforçamos para honrar todos nossos compromissos. Podemos até não acumlar superávit no final do fisl. Nestes oito anos sempre lutamos para não fecharmos em vermelho. Isso não é novidade para ninguém que organiza eventos, pelo menos no Brasil. Lembram da COMDEX, da FENASOFT, da TELEXPO, etc.

3. Estamos trabalhando duro para podermos contar com o apoio direto da comunidade na sustentação do fisl. Queremos que o fisl só dependa do dinheiro de doações individuais, venda de camisetas, dvs e do ingresso, por parte da comunidade. Queremos, no futuro, que o patrocínio de empresas e governos, sirvam para alavancar projetos discutidos pela comunidade do fisl. Isso significa que estamos trabalhando para termos uma forma e um sistema que permita o recebimento de doações da comunidade, a prestação de contas deste recurso e o debate de onde o alocar. Demoraremos ainda algum tempo, talvez um ou dois anos, mas essa é nossa meta.

Por último, sugiro que as dúvidas, criticas, sugestões para a ASL sejam enviadas diretamente para nosso email (http://associacao.softwarelivre.org/contato)e liberem a lista do PSL-Brasil para as atividades que fortalecem nossa comunidade.

um abraço
mario teza

Citando Andres Biagi <[EMAIL PROTECTED]>:

1- A prestação de contas é feita a todos os Associados, na forma da Lei, em
conformidade com seus estatutos, em  Assembléia Geral especificamente
convocada para tal, quando são apresentados os relatórios da coordenação
geral, do conselho fiscal e grupos de trabalho envolvidos.

2 - Este não é o canal para se comunicar com a ASL, tão pouco tenho
autorização para falar em nome da ASL nestas questões !