Olá pessoal,

A verdade é que muito centros de pesquisa neste país, não tem verba
suficiente e alguns pesquisadores acabam criando centros de pesquisa
financiados por doações de novos micros com software da Microsoft, tudo
bancado pela própria Microsoft. No caso da FAPESP se esta parceria não irá
atingir a escolha de projetos para financiamento. O que soube há 2 anos
atrás, é que a FAPESP está completamente falida financeiramente. Isso foi
dito por um pesquisador que faz seleção de projetos pela FAPESP e diz que
existem projetos de pesquisa bons sendo reprovados por falta de grana.
Antigamente a FAPESP era vista como uma instituição de muito recurso
financeiro. De uns tempos para cá a realidade mudou e daí surgem situações
como esta divulgada na lista. Só espero que esta parceria não venha a ditar
regras no processo de seleção de pesquisa dando ênfase a pesquisas que
incentivem o uso do sistema operacional Windows em detremento de pesquisas
com software livre. Acredito que este seja um dilema ético de pesquisadores
de entidades como a FAPESP, que as vezes tomam decisões para aumentar a
verba de orçamento do órgão - mesmo isso contendo uma questão ética delicada
no estabelecimento de certas parcerias. O lobby da Microsoft no meio
universitário é algo que acontece há anos. Mas esta é a primeira vez que
vejo um órgão de financiamento de pesquisa também atuando desta forma. Me
preocupo com isso e a questão ética que se encontra por trás desta decisão
da FAPESP.

Beijos,
Ana Maria.