Oi DeLucca,

Concordo plenamente com a sua organizacao em tres grupos e so
tenho duas coisas a acrescentar:

1) Infelizmente os profissionais de tecnologia se enquadram quase
que totalmente nos dois ultimos grupos, ou seja, tendem a ficar la.
Sim, esses geralmente nos chamam de panacas, xiitas e coisas do
genero.

2) Felizmente ha um numero enorme de usuarios no primeiro grupo,
e que tem uma "taxa de conversao" muito alta. Sugiro nos preocuparmos
com eles.

Um abraco,

Wagner

José Eduardo De Lucca escreveu:
Oi Ana Maria,

Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima escreveu:
Olá pessoal,

A verdade é que muito centros de pesquisa neste país, não tem verba suficiente e alguns pesquisadores acabam criando centros de pesquisa financiados por doações de novos micros com software da Microsoft, tudo bancado pela própria Microsoft. No caso da FAPESP se esta
Estás sendo duplamente suave:
* "muitos centros de pesquisa não tem verba suficiente" -> eu diria que nenhum tem verba suficiente * "alguns pesquisadores acabam ... doações ... com software da Microsoft, ...bancado pela própria Microsoft" -> eu diria que não é por imposição do contexto (falta de grana); mas a grande maioria dos pesquisadores não tem uma visão crítica sobre o tema, ou pior, nem param para pensar (como a grande maioria dos usuários de computadores) nas conseqüências de usar software proprietário. Essa é a mais pura e triste realidade!

A imensa-esmagadora-torrencial maioria dos pesquisadores (seja de área tecnológica ou não) não está _nem aí_ para a questão de uso e desenvolvimento de software livre. Se alguém dá uma máquina, beijam as mãos, os pés e elogiam para quem quiser ouvir... Triste ciência, triste academia, triste país...

Não que sejam uns completos imbecis, não é isso. Eu classificaria genericamente em 3 grupos: - os que nunca foram apresentados ao tema de SL, então o ignoram totalmente (e seguem a boiada usando ferramentas proprietárias) - os que foram apresentados e tocados pela idéia, mas estão muito acomodados para aprofundar-se e "mudar a forma de trabalho" (e seguem a boiada usando ferramentas proprietárias) - os completos alienados, cheios de convicções e que não admitem ter pensado equivocadamente uma vez sequer na vida (e seguem a boiada usando ferramentas proprietárias e, para não dar o braço a torcer, geram FUD, piadinhas, etc).

Não que não haja gente que use e lute pelo software livre, mas é minoria e, o que é pior, levam a pecha de panacas, bobos-da-corte, ou coisa assim...

De Lucca
UFSC

<off>É como os centros de pesquisa que fecham parcerias com a Monsanto para melhorar trangênicos. Melhorar para quem?!? </off>

parceria não irá atingir a escolha de projetos para financiamento. O que soube há 2 anos atrás, é que a FAPESP está completamente falida financeiramente. Isso foi dito por um pesquisador que faz seleção de projetos pela FAPESP e diz que existem projetos de pesquisa bons sendo reprovados por falta de grana. Antigamente a FAPESP era vista como uma instituição de muito recurso financeiro. De uns tempos para cá a realidade mudou e daí surgem situações como esta divulgada na lista. Só espero que esta parceria não venha a ditar regras no processo de seleção de pesquisa dando ênfase a pesquisas que incentivem o uso do sistema operacional Windows em detremento de pesquisas com software livre. Acredito que este seja um dilema ético de pesquisadores de entidades como a FAPESP, que as vezes tomam decisões para aumentar a verba de orçamento do órgão - mesmo isso contendo uma questão ética delicada no estabelecimento de certas parcerias. O lobby da Microsoft no meio universitário é algo que acontece há anos. Mas esta é a primeira vez que vejo um órgão de financiamento de pesquisa também atuando desta forma. Me preocupo com isso e a questão ética que se encontra por trás desta decisão da FAPESP.

Beijos,
Ana Maria.