Omar, obrigado pela ajuda, ainda não me acostumei com a "dinâmica" desta
lista, por isso a falta de "netiqueta".

Somente para esclarecer, sou estudante de direito e interessa-me
principalmente a área de intersecção entre o direito e a tecnologia da
informação.

Realmente, quanto ao programa do IR não acho ser vital a distribuição do
programa em código aberto.

A "grande maioria" utiliza Windows, seja pirata ou original, logo o programa
adequa-se muito bem a necessidade da maioria da população, e é isso que a
administração deve visar, alcançar o maior números de, o caso contribuintes
visando o menor dispêndio financeiro.

A versão java é multiplataformas logo atende e satisfaz, ainda que a contra
gosto, a necessidade de todos.

De todos os argumentos, o mais relevante, ao meu ver, é a impossibilidade de
auditoria, o que poderia levar a fraudes por parte da receita, porém, se
permitido que cada um crie e divulgue seu próprio PGD IRPF quem garantirá o
atendimento dos padrões da receita?

Ponto importante a ser frisado é que todos os anos são acrescentadas
exigências, ou alteradas, quem se prontificará efetuá-las?

Caso eu utilize um programa de código aberto e este venha com um malware
qualquer, que ao inés de transmitir a declaração o envia a qualquer outro
bd, quem será responsabilizado?

E por fim, se perceberem que a declaração enviada hoje foi feita em pgd
diverso do que determina a receita, o que acontece?

Message: 5