On Friday 27 April 2007 01:15, Guilherme H. S. Ostrock wrote:
> Realmente, quanto ao programa do IR não acho ser vital a
> distribuição do programa em código aberto.

Essa é  a questão - pro principio moral algumas pessoas  - muitas das
quais nesta lista - só vão executar programas em código aberto.

Note a parte de principio moral - que advem sobretudo de um
entendimento da relação do ser humano com o conhecimento. Um programa
que apenas funcione num ambiente aberto não é nem de longe
suficiente - sequer parecido, nesses termos com um que seja Software
Livre.

Recapitulanmdo, S.L. deve garantir as 4 liberdades básicas:
- executar o software (o programa da receita permite - ainda que em
        termos - já que a máquina java livre na qual
        ele roda poucos viram )
- re-distribuir o programa (ok. apesar da falta de licença
        explicita é prática e  senso comum
        que pode-se redistribuir o programa do irpf,
         apesar de que pela legislação de direitos autorais
         isso ser estritamente não autorizado.)
- estudar e modificar o programa -  pronto - sem código fonte,
         alguém não pode ver como programa é feito. Isso
         pode não parecer tão vital - mas implica entre outras coisas
         a possibilidade da existência de código malicioso dentro dos
         binários distribuidos pela SRF> Não se pode adequaqur o
programa para que funcione em oturas plataforma além de MsWindows,
Mac OSX e GNU/Linux em x86  - restrições impostas pela forma como é
distribuido, e ai por diante.
- redistribuir a cópia modificada

--------
Ademais, se você der uma olhada anos arquivos recentes da lista, verá
que uma pesquisa da FSF-LA detectou que o próprio programa da receita
federal, ao menos em sua versão Java, utiliza código de várias
bibliotecas (e aplicativos?) livres, violando sua licença ao não
distribuir o código fonte (ou por outros meios). O número de
violações de licença chegava a 11  e não sei se o estudo foi
exaustivo.

        js
        -><-