Pleo google newsp ode-se chegar em centenas de artigos sobre o
assunto - e a manchete é mesmo sobre a alteração do preço estimado
(de U$100,00 para U$175,00 - mas na verdade eu me lmebro de ter lido
isso já há vários emses atrás)

Alguns poucos artigos mencionam a questão do Software na manchete,
então são mais fáceis de achar:

Esse aqui na wired:
http://blog.wired.com/monkeybites/2007/04/olpc_free_softw.html

Basicamente diz uquere da XO (a empresa que vai produzir o OLPC), ele
vai sair com software livre - Sugar on GNU/Linux. - mas o que os
paiíses que o comprarem vão querer por nele está além de seu
alacance. e que a Microsoft tem sem alguma amostras a mais de um ano,
e certamente mnão vão ficr de braços cruzados, e já tem alguma coisa
rodando (isso com  a noticia do windows + office grátis ($3) é
preocupante, IMHO).

este outro artigo aqui:
http://computerworld.com.my/ShowPage.aspx?pagetype=2&articleid=4741&pubid=4&issueid=110

è dito que Michael Evans, um dos executivos da XO, dise na palestra
keynote da  conferência da MySQL AB que o OLPC é parte d eum
movimento mundial de afastamento do software proprietário como o
Windows e o Office.  Ainda segundo ele, o windows de U$3,00 é uma
soluçao que aborda parte dos problemas do mercado alvo", enquanto que
o OLPC é a solução completa.

Em suma - achoque dá pra ficar mmais ou menos tranquilo. A linha no
slashdot quer dizer mais "a microsoft já consegue rodar Windows no
OLPC" - (e claro, teremos que contar com um governo ou outro querendo
colocar windows nele)

        js
        -><-