Olival Júnior wrote:
Curiosidades da minha parte:
(1) A interface Sugar não era especialmete desenhada para fins educacionais? Como isso fica com a interface Windows? Ou o OLPC vai realmente virar um "laptop popular" (algo q eu sempre escutei q era a abordagem errada, já q o propósito do projeto era educacional, não um factóide consumista)?


O projeto é ser uma ferramenta educacional, não um canal de divulgação para software livre. Se deixarmos tecnólogos e não educadores decidirem o que vai dentro da máquina, o principal propósito da existência dela ficaria comprometido.

(2) Em notícias relacionadas, o pacote de Windows SE + Office 2007 por 3 dólares seria oferecido a governos para distribuição em escolas, contanto q os respectivos governos adquirissem os microcomputadores. Novamente aquele lance de "conquiste-os enquanto ainda são jovens"? E o governo do Brasil, q me parece q sempre foi um gde apoiador da idéia do OLPC, será q vai comprar OLPCs com pacotes MS de USD3,00 para distribuir às escolas???

Eu duvido que o OLPC seja capaz de rodar Windows SE e Office 2007 sem um generoso upgrade de memória e processador. Para isso existe o Classmate.

(3) O Bill Gates criticava duramente o projeto. Será q agora ele vai começar a dizer q o lance é uma boa idéia, já q roda a plataforma dos olhos dele?

Observar vai ser interessante. Se isso for mesmo verdade e não mais FUD.

(4) Imaginem q a versão Windows do OLPC conserve as capacidades de rede mesh. Agora imaginem um vírus ou worm para Windows se disseminando em uma rede assim. ;-)

A rede mesh roda dentro da controladora de rede, que tem seu OS e processador ARM próprios e pode fazer esse trabalho com o micro desligado.

(5) Será esse o exemplo perfeito do q acontece qdo a adoção de Software Livre é movida apenas por fatores econômicos? Ou seja, basta o pessoal do Software Proprietário entrar com um subsídio q tudo muda?

A adoção de software livre não precisa necessariamente ser feita por motivos econômicos, mas, se os motivos econômicos não estiverem lá, vai ser muito difícil mostrar retorno sobre o investimento.
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a