On 04/30/2007 08:07 AM, Pablo Sánchez wrote:
> [...]
[...]
> Você só conseguirá fazer isso SE o programa da receita inclui tal
> verificação, e foi isso que eu disse acima. Caso contrário, só terá um
> erro.

        Se eu tiver um erro, isso significa que não estamos 100%,
ou seja, ainda que booleana, temos nossa resposta. E sim, o
programa da receita tem validação de estrutura, isso não era uma
hipótese.

> ? E alguém falou neles?

        Então seu exemplo e seus comentários não foram claros o
suficiente, e a comparação com um editor de textos não foi das
melhores.

> Que tal  propormos também a verificação do formato da versão da Receita
> junto ao IRPF-Livre?

        Não é a mesma coisa. Estamos tentando testar o resultado
da versão livre para a versão proprietária, o caminho do SP para
o SL ainda não valida nossa capacidade de gerar os arquivos para
a receita.

> Será que ele o livre valida contra a DTD?

        Não acho que isso seja "relevante" para o teste de validade
dos dados e de capacidade de entrega via ReceitaNet por exemplo. Se
pudéssemos gerar tudo no IRPF-Livre e testar o envio pelo ReceitaNet
também teríamos uma resposta.

> Será que lê de boa um arquivo gerado pelo IRPF deste ano, me
> permitindo usá-lo para acessar meu bkp deste ano?

        Este era o teste que eu estava propondo.

> A recíproca é verdadeira, e só se constatará pelos testes. Assim,
> ao invés de ficar elocubrando isso e aquilo, melhor fazermos, não
> acha? Vou baixar a versão do Oliva aqui e dar umas testadas,
> cabeçadas e cutuveladas. ;-)

        Exato, por isso que eu perguntei se o Oliva tinha condições
de fazer o teste proposto.

> Irrelevante no contexto da discussão.

        O pior cego é aquele que não quer ver. Sem nos anos 90 a
Receita já checava a consistência dos arquivos, o que faria ela
"de repente" abandonar os testes?

> Falamos sobre abertura e leitura dos arquivos atuais, com as
> especificações publicadas e versão do software feita pelo
> Oliva. Se em 19xx dava erro, só aí temos 7 anos de diferença,
> no mínimo...

        Se o arquivo abrisse, o próximo passo seria testar o
ReceitaNet. ;)

>         Abraço,

        Abraço,

- --