On 5/6/07, Guilherme H. S. Ostrock <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On 5/5/07, Marcelo Mendes <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Partindo do princípio de que um sistema livre deva ter somente somente
> softwares livres.
>
> Se depende da máquina da SUN instalada que NÂO é livre você é
> *obrigado* a aceitar a Licença de uso imposta pela SUN, portanto o
> software NÃO funciona em um sistema LIVRE, é tão difícil assim
> entender isso?

Isso eu entendi faz um bom tempo, o que estou dizendo é que caso eu usasse o
Ubuntu, p. ex. (o que não faço por problemas na instalção) não me
incomodaria em usar JVM da sun, assim como uso o windows como so, porém
prefiro usar o firefox, thunderbird, open office entre outros, certamente
muitas outras pessoas que utilizam algum SL não se sentem agredidas por usar
o programa da sun ou em muitos casos nem saibam que o programa da sun não é
livre.

Se o software livre é uma questão de liberdade e não de preço, eu devo ter a
liberdade de instalar um JVM proprietário se aceitar sua licença, logo ele
irá funcionar, sendo assim, a questão quanto a aceitar ou não a licença
passa a ser ideológica, mas os conceitos particulares não interferem no
funcinamento do programa.

Você falou certo, "eu devo ter a liberdade de instalar um JVM
proprietário se aceitar sua licença". O Fato de *você* aceitar a
licença do programa proprietário não "valida" a situação, o software
continua NÃO funcionando em um SISTEMA LIVRE, e esse fato tambem não
implica que os outros devam sacrificar a liberdade deles porque alguém
não valoriza a sua. E parece que até o momento você insiste em olhar o
seu próprio umbigo.

--
"Free Software is not the only way, but it's a correct way."
Marcelo Mendes ( x_madbot ) - http://marcelomendes.eti.br