On May  6, 2007, "Guilherme H. S. Ostrock" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> certamente muitas outras pessoas que utilizam algum SL não se sentem
> agredidas por usar o programa da sun ou em muitos casos nem saibam
> que o programa da sun não é livre.

Pra essas, o programa da RF provavelmente serve.  Mas e pra mim?  Eu,
que me recuso a ceder minhas liberdades aceitando uma ou mais licenças
abusivas.  que entendo as conseqüências morais e legais de tal
aceitação, que tenho como missão alertar outras pessoas para esses
perigos.

A constituição federal não condiciona o respeito às convicções
filosóficas, políticas e religiosas (desde que não sejam usadas para
escapar de obrigação imposta a *todos*) a que existam mais que 3, ou
mais que 50, ou mais que 200 mil praticantes dessas convicções.

Havendo uma pessoa para quem isso é importante, se a obrigação não é
imposta a todos, é obrigação do poder público oferecer uma alternativa
para que essa pessoa possa cumprir com suas obrigações.

> Se o software livre é uma questão de liberdade e não de preço, eu
> devo ter a liberdade de instalar um JVM proprietário se aceitar sua
> licença,

Lembre que dando força ao software proprietário, você "alimenta o
monstro" e depois ele vem cercear não só a sua liberdade, mas a de
todos.  E que sua liberdade vai até onde começa a do próximo.

Escolher software proprietário é um abuso da liberdade de escolha.

http://www.fsfla.org/?q=pt/node/138#1
http://www.fsfla.org/svnwiki/texto/flisol2007
http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/draft/fighting-digital-slavery.en
http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/draft/freedom-eating-monster

> logo ele irá funcionar,

Mas ainda assim será ilegal, por causa do descumprimento da licença de
alguns componentes que a Receita Federal incluiu no IRPF2007.