On May  6, 2007, "Guilherme H. S. Ostrock" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Nunca disse o contrário, o que digo é que abrindo e expondo o código
> podemos transformar o pgd em um papel que tudo aceita,

Diferente do formulário em papel?

Lembro mais uma vez que o código já estava lá, exposto, foi apenas
traduzido para uma representação diferente, igualmente expressiva.  Ou
seja, se existe problema, já existia antes e seguirá existindo até que
seja resolvido no lugar correto.  A publicação do código em forma
diferente não tem qualquer efeito sobre isso.

> e quantas dessas novas aceitações do pragrama a receita conseguirá
> bloquear?

Todas as que julgar necessário.  Qualquer restrição colocada no PGD
pode (e deve!) ser igualmente colocada no programa de processamento,
com igual resultado.

> De que adianta fazer abaixos assinados, publicar artigos,
> revoltar-se dentre tantos atitudes tomadas se a que efetivamente
> resolveria a situação não foi tomada?

Em meus contatos diretos com o Sr Joaquim Adir, ele demonstrou grande
disposição da Receita Federal em fazer as coisas corretamente, apenas
não tinha possibilidade de corrigir os problemas dentro do prazo, dada
a lentidão dos processos internos já em andamento.

Ou seja, se havia disposição para resolver tudo corretamente, apenas
não havia tempo, o que a gente fez foi ajudar oferecendo nosso tempo,
não foi?  Que se ganharia na via litigiosa se já havia disposição para
corrigir o problema de forma amigável?

> enquanto você apenas tiver certeza, sem pedir que alguém a declare,
> nunca farão um pgd totalmente livre.

Você está dizendo que a disposição em resolver os problemas que
apontamos era falsa?  Tem algum indício para embasar essa acusação
contra a Receita Federal?