A resposta a isso é tão mais simples do que parece:

Nenhuma rádio livre iria transmitir fora da frequencia de AM ou FM que um
aparelho de rádio convencional possa receber por um motivo bem simples: você
quer ter público!

Então, se a frequencia das aeronaves está na mesma frequencia de uma FM
convencional, isso é um erro na distribuição de faixas.

Mas as acusações vão geralmente sobre a qualidade "suspeita" dos geradores
de sinal utilizados, que podem reverberar e espelhar transmitindo em 2
frequencias distintas adicionais, mais alta e mais baixa, enquanto um
equipamento de boa qualidade não teria o mesmo problema... E julga-se que
nós, por não termos concessão do estado, não teríamos equipamentos de boa
qualidade...

Enfim... :-/

Em 07/05/07, pedro rezende <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Carlos B. Schwab escreveu:
> Fabiane, ondas de rádio podem sim causar problemas. Emissões de rádio
que
> invadam as freqüências reservadas à comunicação das aeronaves e do
sistema
> de controle aéreo podem causar grandes transtornos e riscos à segurança
> das aeronaves pelo simples fato de atrapalharem, podendo até,
inviabilizar
> a comunicação entre estas.
>
> Claro que, daí a responsabilizar unicamente as emissoras comunitárias e
> piratas vai uma distância enorme.

O que mais me intriga é que, sempre que esse fato é ventilado, nunca são
mencionadas as faixas de frequência usadas pelo trafego aéreo e as
usadas por rádios interditadas. A repetição dessa omissão faz essa
justificativa ganhar a suspeita de pretexto infundado.